O Cemitério da Recoleta fica ao lado da Basílica Nuestra Señora del Pilar e próximo de outras atrações, no charmoso e encantador bairro Recoleta. Desse modo, ele é uma das principais atrações turísticas de Buenos Aires. A princípio, pode até soar estranho que um cemitério seja atração turística, mas o Cemitério da Recoleta é um dos pontos turísticos de Buenos Aires mais visitados.
Assim, caminhar entre as sepulturas admirando a beleza e grandiosidade do local é uma parada obrigatória para a maioria dos turistas que visitam a cidade. E para você curtir ainda mais a sua viagem, veja o que fazer em Buenos Aires.
Veja também: 10 motivos para visitar Buenos Aires.
Sobre o Cemitério da Recoleta
O Cemitério da Recoleta tem grande valor arquitetônico e suas sepulturas são verdadeiras obras de arte, com grandiosas abóbadas e muitos ornamentos. Desse modo, a atração turística conta com mais de 90 sepulturas que foram declaradas Monumento Histórico Nacional.
O local, inaugurado em 1822, se assemelha mais a uma cidade com moradias luxuosas (e alguns caixões expostos), do que com um cemitério. Mas, além de seu valor artístico, o Cemitério é famoso por abrigar os túmulos de importantes figuras da Argentina.
Contrate aqui seu seguro viagem para Buenos Aires com nosso desconto especial de 15%.
Desse modo, o túmulo mais popular no local é o de Eva Perón, uma importante e famosa figura na história da Argentina. Aliás, ela foi uma pessoa tão importante para o país que tem até um museu em sua homenagem, o Museu Evita.
Contudo, no Cemitério da Recoleta também estão enterradas outras figuras importantes para a história do país, como líderes políticos, presidentes da nação, escritores, ganhadores do Nobel e atletas.
O ponto turístico fica aberto para visitação de segunda a domingo e a entrada custa 1.400 Pesos Argentinos (até março de 2022, a entrada era gratuita). Mas fique atento ao horário de funcionamento, que é de 8hrs até às 17hrs. Em certas épocas do ano, o horário de funcionamento pode mudar.
Recomendados para você
Visita ao Cemitério da Recoleta
Além da sua beleza arquitetônica, o Cemitério possui muitas histórias e curiosidades guardadas em suas sepulturas. Desse modo, a atração turística também é cercada de histórias e lendas bem interessantes. O túmulo que mais nos chamou a atenção foi o de Liliana Crociati de Szaszak, onde tem a estátua em tamanho real de Liliana, acompanhada de seu cachorro Sabú.
Liliana era uma jovem de 26 anos que foi passar a lua de mel na Áustria, em 1970. Contudo, durante a noite, o seu quarto de hotel foi atingido por uma avalanche, na qual ela não sobreviveu. Em sua homenagem, a mãe de Liliana projetou um túmulo em estilo gótico. Ahh, segundo uma lenda, acariciar a cabeça do Sabú traz sorte.
Outro túmulo que também chama bastante a atenção pela sua história é o de Rufina Cambaceres. Rufina caiu morta no meio da rua em 1903, pelo menos foi o que os médicos atestaram para a família. Acreditando nos médicos, a família enterrou Rufina. Mas coisas estranhas aconteceram em seu mausoléu e funcionários do cemitério resolveram abrir o caixão, quando notaram que seu corpo estava fora do lugar e o caixão cheio de marcas de unhas.
Encontre aqui os melhores hotéis em Buenos Aires.
Como chegar no Cemitério da Recoleta
É possível chegar no Cemitério de Recoleta utilizando transporte público, ônibus ou metrô. Ambas as opções são ótimas. Os ônibus passam nas avenidas bem próximas ao local e você também vai encontrar estação de metro perto do cemitério.
Para utilizar o transporte público é necessário ter o cartão Sube, que você pode adquirir nas estações de metro, ele custa 90 Pesos Argentinos. E a passagem é bem baratinha, ela varia entre 20 e 29 Pesos Argentinos.
Se você está hospedado em Recoleta, pode optar por ir caminhando. O bairro é bem tranquilo para uma caminhada, pois você vai encontrar muitas praças e outros pontos turísticos pelo caminho. Ficamos hospedadas alguns dias em Recoleta e conhecemos todos os seus pontos turísticos a pé.
Para ver a melhor opção de transporte conforme a sua localização, acesse o Mapa Interativo de Buenos Aires. Mas se você prefere ir de bicicleta, consulte o app EcoBici de Buenos Aires. A cidade tem muitas estações, onde você pode pegar ou deixar a bicicleta.
Contudo, você também pode chegar no Cemitério da Recoleta em Buenos Aires de Uber ou táxi. O nosso meio preferido, entre essas duas opções, ainda é o Uber.
Dicas para o seu passeio
Um tour pelo bairro Recoleta, sem dúvida, é um dos melhores passeios em Buenos Aires. No bairro, você vai encontrar outros pontos turísticos de Buenos Aires imperdíveis, além de restaurantes, cafés (veja os melhores cafés de Buenos Aires) e muito mais.
- Se você vai para Buenos Aires durante o verão, leve para o seu passeio água e use um boné ou chapéu, pois o tour no Cemitério é feito praticamente todo no sol.
- Se você quer encontrar algum túmulo específico, consulte o mapa que tem na entrada do Cemitério da Recoleta. Ele lista todas as pessoas enterradas no cemitério e onde ficam seus túmulos.
- Apesar de ser um ponto turístico, lembre-se que você está em cemitério onde pessoas queridas de algumas famílias estão descansando.
- Conheça também em Recoleta a Basílica Nuestra Señora del Pilar (que fica bem ao lado), Centro Cultural Recoleta, Floralis Genérica, Faculdade de Direto, Museu Nacional de Belas Artes, Plaza Francia e Plaza Mitre, Feira da Recoleta e muitas outras atrações.
*Salve no Pinterest para ler depois
Comentários fechados.