Se você vai viajar para Santiago no inverno, certamente está planejando ver neve. E Santiago é um dos destinos queridinhos dos brasileiros que querem ver neve, visitar estações de esqui e praticar esportes na neve.
Mas é claro que em Santiago não neva o ano inteiro. Então, é necessário viajar na época certa para ver neve ou aproveitar a temporada de esqui. Por isso, confira nesse artigo nossas melhores dicas para programar a sua viagem de inverno para o Chile.
Santiago no Chile neva?
No centro de Santiago no Chile normalmente não neva, mas em regiões próximas, sim. Apesar de Santiago ser muito conhecida pelos brasileiros como um dos destinos queridinhos para ver neve e esquiar, no Centro de Santiago esse é um fenômeno extremamente raro e atípico.
As nevascas são comuns nas regiões mais altas de Santiago. Então, se você quer ver neve, precisa ir até à região das estações de esqui próximas à capital, que ficam a aproximadamente uma hora ou mais de carro do Centro de Santiago.
Apesar de não nevar no centro de Santiago, a região atinge temperaturas bem baixas, podendo chegar a temperaturas próximas a 0°C. Então, se você vai viajar durante o inverno, pode separar as roupas de frio para colocar em sua mala.
Veja também: O que fazer em Santiago no Chile, pontos turísticos, passeios e dicas.
Quando ver neve em Santiago?
Como já dissemos, nevar em Santiago é um fenômeno extremamente raro. Então, ver neve na cidade de Santiago pode ser algo extremamente difícil, mas não impossível.
Mas se você quer ver os Andes branquinhos de neve, visitar as estações de esqui e outras paisagens nevadas nos arredores de Santiago, programe a sua viagem para o inverno, mais especificamente para os meses de Julho a Setembro, que é quando as regiões de montanhas normalmente se encontram nevadas.
Vale lembrar que as nevascas são um fenômeno natural que não se pode controlar, então pode ser que você encontre neve antes de julho ou que atrase um pouquinho para nevar. Aliás, ela também pode demorar um pouco mais para derreter, sendo possível ver neve até depois de setembro. Se você vai viajar nesse período, vale acompanhar as condições climáticas atualizadas nas datas de sua viagem para Santiago.
Onde ver neve em Santiago?
Em Santiago é necessário fazer pequenos passeios para as regiões das montanhas para ver neve. Então, se você está planejando uma viagem para ver neve, precisa organizar o roteiro e incluir os passeios que exploram os arredores de Santiago, aqueles específicos para ver neve. Esses passeios normalmente duram um dia, mas para quem quer aproveitar mesmo a neve, uma boa opção é se hospedar nos centros de esqui.
O local ideal para ver neve em Santiago vai depender do seu gosto pessoal e do seu objetivo. Então vamos apresentar as principais opções de lugares para ver neve na capital Chilena.
Veja também: Pontos turísticos de Santiago do Chile – 17 opções imperdíveis.
1. Neve em Santiago nas estações de esqui
As estações de esqui são as melhores opções para quem quer praticar esportes de neve, como esqui e snowboard. Além disso, elas também são ideais para quem quer se hospedar alguns dias na região de neve e focar em aprender ou praticar algum esporte, pois a maioria das estações de esqui contam com hospedagem, aluguel de equipamentos, aulas de esqui e snowboard, além de restaurantes e cafés.
Ainda mais, as estações de esqui normalmente contam com pistas de todos os níveis para a prática de esportes. Então não importa o seu nível, sempre vai ter uma pista adequada para você se divertir com mais segurança.
Para quem não quer praticar nenhum esporte e apenas se divertir na neve, as estações de esqui possuem o day use. Assim você pode comprar um passe para passar um dia de muita diversão na neve. Se você se interessou pelas estações de esqui, mais abaixo falamos sobre as principais próximas de Santiago.
Veja também: 6 hotéis com vista para a Cordilheira dos Andes em Santiago
2. Neve em Cajón del Maipo e Embalse El Yeso
Para quem não quer praticar esportes de neve, mas ama uma bela paisagem natural, o Embalse El Yeso é um ótimo lugar para visitar em Santiago.
Cajón del Maipo é uma cidade que fica a 100 km de Santiago. Desse modo, ela é um paraíso com paisagens naturais surpreendentes. A paisagem mais famosa de Cajón del Maipo é a Embalse El Yeso, uma reserva com paisagens impressionantes, onde águas e montanhas formam um cenário único. E no inverno, essa paisagem fica com as montanhas cobertas de neve, onde o branco se contrasta com o azul das águas.
Como esse é um passeio muito procurado por turistas, a maioria das agências de Santiago oferecem. É possível alugar um carro e ir por conta própria, mas nesse caso, você deve tomar muito cuidado com a estrada, principalmente durante o inverno, quando elas também ficam com neve.
Para fazer alguns dos passeios por conta própria, você pode alugar um carro e assim ter muito mais comodidade. Então, confira quais documentos são necessários para alugar um carro no Chile.
Temporada de esqui em Santiago
A temporada de esqui em Santiago também ocorre no inverno, de Julho a Setembro. Normalmente as estações de esqui abrem a partir do meio de Julho e se mantêm em funcionamento até o meio de setembro. Mas como já falamos, a ocorrência de neve é um fenômeno natural que não pode ser controlado, então essas datas podem adiantar ou atrasar um pouco.
Cada estação de esqui tem sua própria data de abertura, então recomendamos que você acesse o site ou entre em contato com a estação de seu interesse para conferir a data que ela entra em funcionamento e fecha.
Veja também: Free tour Santiago – conhecendo o Centro Histórico de graça.
Estações de esqui em Santiago?
E como as estações de esqui são um dos principais atrativos de inverno em Santiago, fizemos uma lista com as principais da região para você se divertir muito. Então é só escolher a sua preferida e programar as férias de inverno.
1. Valle Nevado
Uma das mais famosas estações de esqui do Chile, o Vale Nevado fica a 46 km de Santiago. Desse modo, a estação de esqui possui excelente infraestrutura com mais de 44 pistas, 15 teleféricos, bares, restaurantes, SPA, academia, piscina aquecida e escola de esqui para adultos e crianças.
Para quem quer se aventurar no Valle Nevado, o local oferece tikets para iniciantes ou profissionais, além de aluguel de roupas, equipamentos e passeio de Gandola. Então, mesmo que você nunca tenha esquiado, pode ir e se aventurar no Valle Nevado. O local ainda possui hotel e a temporada de esqui vai de junho a outubro.
O modo mais comum de acessar o Vale Nevado é contratando o serviço de transfer em alguma empresa. Mas também é possível alugar um carro para ir até a estação de esqui. Somente alugue um carro, se você tiver experiência em dirigir na neve.
2. Los Farellones
Los Farellones é uma estação de esqui que se assemelha mais a um parque de diversões, sendo uma boa opção para quem quer se divertir na neve e procura um lugar com preços mais em conta. Essa é uma estação de esqui mais simples e sem muito luxo, mas com muitas atividades para curtir a neve.
Assim, a estação de esqui que fica 74 km do centro de Santiago oferece atividades como tubing (boias), trineo (esqui bunda), tirolesa, snow bikes e escalada. Ela também tem três setores: base, intermediário e cumbre. E o local oferece aulas de esqui e snowboard.
Na estação Los Farellones você também vai encontrar restaurante, café e hotel.
3. El Colorado
A estação de esqui El Colorado fica localizada a 40 km do centro de Santiago, sendo uma estação bem grande e com muitas pistas para iniciantes.
Assim, o local conta com 22 pistas para todos os níveis, sendo que 11 dessas pistas são para iniciantes. Portanto, essa é uma boa estação para quem está iniciando no esqui ou snowboard, mas no local você ainda vai encontrar restaurantes, cafés, hotel e apartamentos para alugar.
4. La Parva
La Parva é uma estação de esqui menos popular, localizada a 58 km do centro de Santiago. Assim, a estação sempre está um pouco mais vazia e consequentemente com menos filas para alugar equipamentos e pegar o teleférico, do que as estações mais populares.
Lá Parva possui pistas de todos os níveis e oferece aulas de esqui e snowboard. Nessa estação de esqui você também vai encontrar restaurantes e cafés, além de apartamentos para alugar.
5. Portillo
Portillo é uma estação de esqui localizada a aproximadamente 160 km de Santiago. Com várias pistas de esqui, ela oferece boa infraestrutura para seus visitantes. O local possui pistas para esportistas de todos os níveis, então independente se você é profissional ou iniciante, pode desfrutar do esporte em Portillo.
Para quem deseja se hospedar no local, Portillo possui hospedagem com os mais variados preços.
Onde alugar roupa de neve em Santiago?
Todas as estações de esqui oferecem aluguel de equipamentos e roupas de neve específicas para cada esporte ou apenas para se divertir. Portanto, se você está programando para visitar alguma estação de esqui, alugar o equipamento no local é uma opção válida. Assim, você não precisa ter o trabalho de procurar outro lugar para alugar o equipamento e ficar carregando ele. Mas vale lembrar, que alugar roupas nas estações de esqui talvez não seja a opção mais barata.
Ainda mais, se você não possui roupas bem quentinhas que vão te manter aquecida até chegar na estação de esqui e alugar o equipamento, talvez seja uma boa opção alugar suas roupas de neve antes.
Se você vai fazer o passeio com alguma agência de turismo, provavelmente ela vai indicar uma loja para alugar os equipamentos e em alguns casos fazer uma parada em uma loja na beira da estrada para alugar as roupas de neve. Porém, essas lojas nem sempre possuem os melhores preços.
Então se você quer economizar dinheiro e tempo, pois às vezes a fila para alugar equipamento nas lojas da beira da estrada são bem grandes, a melhor opção é alugar seu equipamento antes em uma loja no Centro de Santiago.
Uma boa opção de loja para alugar roupas de neve barata em Santiago é uma lojinha que fica ao lado do Patio Bellavista (você pode conferir o endereço da loja aqui).
E para a sua viagem, veja também as nossas dicas de onde ficar em Santiago, pois separamos as melhores regiões e hospedagens. Mas se preferir você pode conferir também as nossas dicas de melhores hotéis em Santiago do Chile.
*Salve no Pinterest para ver depois
Para ler em seguida:
- Plaza de Armas em Santiago (Chile).
- Câmbio em Santiago: qual moeda levar e com evitar golpes.
- Pucón: um guia com dicas do que fazer, hospedagens e mais.
- O que fazer em Puerto Varas, no Chile: pontos turísticos e mais.