Em nossa aventura conhecendo um pouco da Colômbia, visitamos Jardín, um pueblo incrível cheio de casas coloridas e muitos passeios em meio a natureza, sendo um destino muito procurado por quem gosta de fazer trilhas.
Jardín é um típico povo paisa da Colômbia muito visitado por turistas, mas dificilmente você vai encontrar um brasileiro no destino. A cidade tem muitas atrações e boa infraestrutura com pousadas, restaurantes, cafés e bares. Então, se você está pensando em conhecer Jardín, na Colômbia, nesse artigo vamos falar do que fazer, onde ficar, onde comer e muito mais dicas imperdíveis.
O que fazer em Jardín, na Colômbia
Se você vai viajar para esse povoado incrível, separamos as melhores dicas do que fazer em Jardín. Nessa lista, trouxemos os melhores passeios e trilhas incríveis para fazer ao redor do destino.
1. Visitar o Parque Principal e Basílica Menor de la Inmaculada Concepción
Em Jardín, você vai encontrar o Parque Principal com muitos estabelecimentos como bares, cafés e restaurantes. Além disso, a praça é bem movimentada e durante a noite tem uma feirinha com várias comidas típicas.
Esse é aquele passeio clássico para fazer em um pueblo, até porque, a praça chama bastante a atenção e fica no centro da cidade. No Parque Principal também fica a Basílica Menor de la Inmaculada Concepción, um templo religioso incrível para conhecer.
Dica: se você quer ter uma vista panorâmica do Parque Principal, o Café de Los Andes é um ótimo lugar para visitar. No segundo andar, você pode saborear um delicioso café colombiano, enquanto curte o visual da praça.
2. Tour pelas ruas coloridas de Jardín
Um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro é um tour pelas ruas de Jardín. Durante esse tour, você vai percorrer as ruas de Jardín e ver portas, janelas e balcões coloniais coloridos e cheios de flores. Aproveite para tirar muitas fotos, porque é uma casa mais linda que a outra. Esse passeio pode ser feito a pé ou de tuctuc, preferimos fazer a pé, pois aproveitamos melhor o tour e a cidade.
3. Conhecer o Café Macanas
Localizado no Parque Principal, bem ao lado da Basílica Menor de la Inmaculada Concepción, o Café Manacas é muito procurado por turistas, sendo um lugar ideal para comer alguns pratos típicos da Colômbia.
Inclusive, assim que chegamos na nossa hospedagem e pedimos dicas de lugares para comer, o dono do local imediatamente falou que não podíamos deixar de conhecer esse café e em algumas vezes que passamos pelo local, tinha até fila.
O Café Macanas é bem espaçoso e com vários ambientes. Além disso, ele tem um cardápio com comidas típicas, que para a gente serviu como almoço, porque era um prato com arroz, feijão, ovo, abacate, entre outras coisas (ahh é bem comum eles comerem isso no café da manhã).
O cardápio do café também tem bolos, tortas, pães, cafés e muito mais para você se deliciar. Se você vai conhecer o local, não deixe de ir até o pátio para tirar algumas fotinhas, porque ele tem um espaço bem fotogênico.
Contudo, se você vai ficar em Jardín por mais dias, o destino tem outros cafés bem interessantes para conhecer, veja as nossas dicas no tópico de onde comer.
4. Caminhar até o Cristo Rey e descansar no Café Jardín
O Cristo Rey fica no alto de um morro e tem vista panorâmica para Jardín. É possível chegar na atração fazendo uma trilha, ela dura em média 40 minutos com nível de dificuldade fácil. Se você não está a fim de fazer a trilha e quer conhecer o Cristo Rey, contrate um tuctuc na cidade, o preço é combinado na hora.
Após visitar o Cristo Rey, não deixe de ir até o Café Jardín, que fica a 1 km do local. No estabelecimento, você pode provar o tradicional café colombiano e comer alguns pratos típicos, mas ele também tem vista panorâmica para a cidade e é um ótimo lugar para passar algumas horas do seu dia.
5. Cueva del Esplendor
A Cueva del Esplendor com toda a certeza não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem. Para chegar na Cueva del Esplendor é necessário contratar um passeio com a única agência autorizada a acessar a atração. Ela fica localizada na carrera 2 #14-118, a 6 quadras do Parque Principal. O passeio para a Cueva del Esplendor custa 80.000 COP (2022) e inclui transporte em jipe até a entrada da reserva natural, guia, água, barrinha de cereal e lanche.
Como foi nosso passeio
Nosso passeio começou na agência, as 9 horas da manhã, quando pegamos um jipe e fizemos um percurso de 45 minutos. Antes de sair da agência, eles deram uma garrafinha de água, uma barrinha de cereal e um doce. Ao chegar na entrada da reserva, onde está a Cueva del Esplendor, descemos do jipe e fizemos uma trilha de 20 minutos até chegar em uma casa.
Ao chegar nessa casa foi servido um café, que inclui água de panela (água adoçada com rapadura), uma empanada e uma arepa de chocolo. No local também tem banheiros. Após descansar um pouquinho, iniciamos novamente a trilha em meio a mata até chegar a Cueva del Esplendor. Ela durou 20 minutos e achamos bem tranquila.
Ao final da trilha é só apreciar a beleza da Cueva del Esplendor, e se quiser, tomar um banho para renovar as energias. No dia que conhecemos a atração, a água estava bem gelada, então optamos apenas por apreciar a bela paisagem.
A permanência no local foi de 30 minutos e depois foi hora de fazer a trilha de volta até a casa. Ao retornar a casa, eles serviram um bolo com suco e ficamos no local por alguns minutos para descansar um pouco. Após o descanso, o jipe nos levou novamente até Jardín e o passeio finalizou por volta das 13 horas.
Para fazer esse passeio use roupas leves e um tênis. Se você vai tomar banho, vá com uma roupa de banho por baixo, mas leve uma roupa extra na bolsa para não ficar com roupas molhadas, principalmente se estiver fazendo frio. O passeio dura em média 4 horas com diferentes horários de saída.
6. Trilha das 7 Cascatas
Esse é um passeio para quem gosta de trilha, porque nele se faz uma caminhada de 7 horas com nível de dificuldade difícil. Na Trilha das 7 Cascatas, você vai apreciar a biodiversidade das montanhas de Jardín e ver cachoeiras incríveis. Durante o passeio, você conhece lugares como El Salto de Angel e La Cueva de los Guacharos.
7. Visitar uma fazenda de café
Como Jardín é uma cidade cafeeira, um passeio que não pode faltar em seu roteiro é visitar uma fazenda de café. Nesse passeio, você vai conhecer toda a fazenda, incluindo as plantações de café. Durante o tour, eles falam sobre a produção de café na Colômbia e outras curiosidades bem interessantes.
Esse tour na fazenda de café é interessante e muitas agências oferecem, mas o valor pago vai depender do que está incluso e a sua duração. O tour do café é bem comum em Salento, mas se você não vai visitar esse destino, aproveita para fazer em Jardín.
Onde fica e curiosidades sobre Jardín
Jardín é uma cidade cafeeira, localizada ao sul do departamento de Antioquia, entre muitas montanhas. Ela está localizada a 133 km de Medellín, 60 km de Jericó e 195 km de Salento, sendo muito visitada por turistas que procuram atividades de aventura, principalmente trilhas.
Em Jardín, você vai encontrar um povoado com casas coloridas, além de muitas atrações para visitar, principalmente na natureza. Além disso, Jardín está na lista dos 17 pueblos que são patrimônios da Colômbia.
Apesar de ser um destino muito procurado por turistas, Jardín é um pueblo muito autêntico. Ele tem aquela essência de um verdadeiro pueblo colombiano, e mesmo assim, possui uma ótima infraestrutura para os turistas.
Ao redor do Parque Principal, você vê os moradores tomando seu café ou cervejinha no final de tarde, e não somente os turistas, como é comum em muitos destinos. Outro fator que achamos bem interessante foi alguns moradores chegarem na cidade a cavalo. Eles normalmente chegam no início da noite para tomar uma cervejinha nos bares da cidade.
Curiosidades sobre Jardín:
- A maioria das atrações para conhecer em Jardín envolve trilhas e algumas com nível de dificuldade um pouco maior. Então, se você gosta desse tipo de passeio, tenha um bom preparo físico para a sua viagem.
- Apesar de ser um povoado pequeno, em Jardín você vai encontrar muitos bares, restaurantes, cafés e pousadas, e esse é um dos motivos que amamos o destino.
- Praticamente todo o movimento e estabelecimentos de Jardín ficam em torno do Parque Principal.
- Em Jardín, você vai encontrar casas com arquitetura colonial e até as mais afastadas do Parque Principal são coloridas. Todo o pueblo é bem colorido.
- O Parque Principal de Jardín foi declarado Monumento Nacional em 1985 por sua construção em Pedra e arquitetura, além de janelas em estilo republicano.
Como chegar em Jardín
Chegar em Jardín é um assunto um pouquinho complicado, porque você vai ter que pegar mais de um meio de transporte, mas tudo isso vai depender do seu ponto de partida.
1. Como chegar em Jardín saindo de Jericó
Esse foi o trajeto que fizemos para chegar em Jardín. Para chegar em Jardín, a partir de Jericó, a forma mais comum é de Chiva. É possível ir de ônibus, mas você vai dar uma volta enorme indo para outra cidade para pegar um ônibus, que ao final, a chiva se torna mais tranquila.
A chiva é um meio de transporte bem comum entre os pueblos na Colômbia, porque a maioria das estradas são de terra e chove bastante, deixando elas com muita lama. Com a péssima condição das estradas é impossível passar um ônibus. A chiva é uma espécie de caminhão, mas atrás fica cheio de bancos e é aberto nas laterais, um meio de transporte bem rústico.
A chiva sai todos os dias às 7 horas da manhã de uma rua lateral ao Parque Principal de Jericó, você paga a passagem na hora e somente tem uma chiva por dia. Ela não vai até Jardín, então você ainda tem que pegar outros meios de transportes.
Pegamos essa primeira chiva e fizemos um percurso de 3 horas, até chegar em uma pequena ponte de madeira. Após atravessar a ponte, tinha outra chiva esperando os passageiros. Pegamos essa chiva até a Rodoviária de Andes, uma cidade próxima a Jardín. Esse trajeto foi bem rapidinho.
Ao chegar na Rodoviária ainda foi preciso pegar um ônibus até Jardín. Essa rodoviária é bem movimentada, peça informação sobre qual ônibus pegar. A passagem da chiva de Jericó até a ponte custou 17.000 COP, já no segundo trecho pagamos apenas 2.000 COP. Por fim, o ônibus de Andes até Jardín custou 8.000 COP por pessoa.
2. Como chegar em Jardín saindo de Medellín
Se você vai fazer o trajeto de Medellín até Jardín, não se preocupe, porque ele não reserva tantas aventuras como andar de chiva desde Jericó. Para fazer esse trajeto, basta ir até o Terminal del Sur e procurar pelas empresas Rápido Ochoa ou Transportes Suroeste Antioqueño, pois são elas que fazem esse trajeto. Você vai encontrar opções de ônibus direto para Jardín, mas também tem algumas que vão até a cidade de Andes e do local ainda vai ser necessário pegar outro ônibus.
3. Como chegar em Jardín saindo de Salento
O trajeto de Salento para Jardín ou vice e versa é um percurso bem comum entre os turistas. Nós particularmente fizemos o percurso ao contrário, saímos de Jardín com destino a Salento, mas aqui vamos explicar como ir de Salento até Jardín. Contudo, esse é um percurso feito com mais de um tipo de transporte, incluindo a Chiva.
Para chegar até Jardín, saindo de Salento, primeiro você vai pegar um ônibus até a Rodoviária de Riosucio, ele sai apenas uma vez ao dia, então preste bastante atenção aos horários. Ao chegar em Riosucio, você vai pegar a Chiva. Assim que chegar na rodoviária se informe onde pegar a chiva, mas ela não vai passar despercebida.
A chiva também sai apenas uma vez ao dia e ambos os transportes, chiva e ônibus, possuem um horário que coincide. Após pegar a chiva, é só encarar uma longa estrada de terra. Se prepare e leve um lanchinho, porque ela faz apenas uma paradinha para lanche e ir ao banheiro.
Ah, se você precisar ir ao banheiro antes da parada prevista, vai ter que literalmente ir no matinho. Inclusive, quando andamos de chiva em algumas ocasiões ela parou para algumas pessoas irem ao banheiro, vulgo matinho.
Quando ir a Jardín, na Colômbia
Conhecemos Jardín durante o mês de setembro, no verão, e praticamente todos os dias choveu um pouquinho no destino, principalmente durante a tarde, sabe aquela chuva típica do verão. Outra característica bem interessante do destino, é que fazia bastante frio durante a noite, ainda bem que estávamos preparadas e com bastante roupas de frio.
Se você quer visitar Jardín e outros destinos da Colômbia, a melhor época para viajar é entre os meses de dezembro até abril. Nesse período, a probabilidade de chuva é menor. Então, se você não quer que nada atrapalhe a sua viagem, esse é um ótimo período para viajar.
Mesmo viajando no mês de setembro conseguimos conhecer todo o povoado e ainda fizemos trilha. Então, as pequenas pancadas de chuvas não atrapalharam nem um pouco a viagem.
Quantos dias ficar em Jardín
Jardín é um povoado pequeno, mas a cidade tem muitos passeios, que incluem trilhas mais difíceis. Então, ao decidir quantos dias ficar em Jardín, é interessante considerar quantos passeios você vai fazer.
Ficamos em Jardín por três dias completos e foi o suficiente para conhecer todo o destino. Então, se você vai conhecer o pueblo, recomendamos ficar de 2 a 3 dias. Um para conhecer a cidade, porque tem muitas atrações, e o restante para fazer os passeios. Se preferir, separe um dia para descansar, principalmente se você vai para outro povoado, já que o transporte mais comum na região é a chiva.
Dica de roteiro de Jardín, na Colômbia:
- 1º dia: visitar o Parque Principal, Basílica Menor de la Inmaculada Concepción e caminhar até o Cristo Rey.
- 2º dia: fazer a trilha da Cueva del Esplendor e fazer um tour pela cidade.
- 3º dia: fazer a trilha das 7 Cascatas e descansar.
Como se locomover em Jardín
Jardín é um povoado bem pequeno, então você vai se locomover facilmente a pé. Mas se você vai em alguma atração mais afastada, seja uma fazenda, restaurante ou cachoeira, na cidade tem tuctuc, aquelas motinhas que cabem até 3 passageiros, o preço é combinado com o motorista.
Onde ficar em Jardín
Em Jardín tem muitas opções de onde ficar, mas você não vai encontrar grandes hotéis. Desse modo, a maioria das hospedagens são hotéis pequenos que possuem boa infraestrutura. Separamos algumas opções incríveis de hospedagem em Jardín, na Colômbia.
- Hotel Valdivia Plaza: localizado próximo ao Parque Principal, o hotel oferece boa infraestrutura com quartos espaçosos para toda a família.
- Hotel Kantarrana Urbana Jardin: o colorido hotel tem decoração rústica e oferece café da manhã, incluso na diária.
- Hotel Jardin Antioquia: localizado em um casarão colonial, o colorido hotel oferece uma variedade de serviços, entre eles, balcão de turismo, depósito de bagagem e recepção 24 hrs.
- Casa Passiflora Hotel Boutique: a hospedagem oferece uma ótima infraestrutura com quartos para a família, terraço ao ar livre e recepção 24 hrs.
- Hotel Plantación: o hotel fica a algumas quadras do Parque Principal, mas possui uma bela vista. Ele tem uma estrutura ideal para adultos com restaurante, terraço e jardim.
Onde comer em Jardín, na Colômbia
Em Jardín, você vai encontrar ótimos cafés e restaurantes. Inclusive, visitamos restaurantes de diferentes culinárias e alguns bem recomendados não conseguimos ir, porque estavam cheios e não fizemos reserva. Selecionamos alguns estabelecimentos que conhecemos e achamos incríveis em Jardín.
- Café Macanas: localizado no Parque Principal, o café tem um espaço incrível e ótimo para tirar fotos. Além disso, o cardápio é bem interessante com pratos típicos da Colômbia.
- Toscana Pizza y Pasta Artesanal: se você gosta de massas, não deixe de conhecer esse restaurante. Ele oferece uma variedade de pizzas e pastas.
- Café El Jardín de Jardín: esse café fica a poucas quadras do Parque Principal, sendo uma ótima opção para os veganos.
- Artesana Cocina Gourmet: apesar de pequeno, o restaurante tem pratos deliciosos.
- Café de Los Andes: localizado no Parque Principal, o café oferece delícias no cardápio. No segundo andar, você tem uma vista panorâmica para a praça.
- Restaurante Bon Appetit: não conseguimos visitar esse restaurante, mas ele foi muito bem recomendado. Como o restaurante é bem pequeno, ele sempre está cheio. No dia que íamos conhecer o local tinha uma pequena fila, então optamos por ir em outro lugar. Se você quer conhecer, tente fazer reserva.
Dicas imperdíveis para a sua viagem a Jardín
Para você aproveitar ao máximo a viagem para Jardín, separamos algumas dicas imperdíveis.
- Para a sua viagem, não se esqueça de levar uma roupa impermeável. Leve também uma capa de chuva, esse item é indispensável em qualquer viagem para conhecer os povoados da Colômbia, pois a chuva é bem comum. Inclusive, no dia que fizemos a trilha até a Cueva del Esplendor, nossa jaqueta corta-vento foi muito útil, pois choveu um pouquinho, mas não a ponto de atrapalhar a trilha.
- Não se esqueça de levar pelo menos um casaco e calças na sua mala de viagem. Faz bastante frio durante a noite em Jardín, por isso, esses itens são essenciais.
- Não se esqueça de levar repelente, principalmente se você tem alergia a mosquitos e vai fazer trilhas.
- Para não ter problemas, leve Pesos Colombianos em papel-moeda, pois alguns lugares podem não aceitar cartão. Inclusive, para pagar a chiva é aceito somente dinheiro.
- As noites em Jardín não são animadas, mas se você quer curtir algum barzinho, ao redor do Parque Principal tem algumas opções, basta escolher a que mais gostou.
Gostou das nossas dicas do que fazer em Jardín, na Colômbia? Então compartilha esse texto com seus amigos e não se esqueça de reservar os passeios e hospedagens com nossos parceiros.
*Salve no Pinterest para ler depois
Para ler em seguida:
- Onde comer em Medellín, na Colômbia: 10 restaurantes imperdíveis.
- Os melhores cafés de Medellín, na Colômbia.
- O que fazer em Cartagena, na Colômbia: 10 passeios imperdíveis.
- Melhores praias de Cartagena, na Colômbia.