Localizada nas proximidades da Cordilheira dos Andes, no Departamento de Las Heras, a Puente del Inca é um monumento natural imperdível para conhecer em Mendoza. A atração é ideal para visitar em um dia de passeio na região, pois o local conta com muitos outros pontos turísticos imperdíveis.
A Puente del Inca faz parte do “Qhapac Ñan” (Camino del Inca). Por isso, o lugar histórico foi declarado Patrimônio Cultural pela Unesco. O monumento natural está localizado sobre o Río de las Cuevas e possui características únicas com significados históricos, culturais, arquitetônicos e sociais.
A formação da Puente del Inca ocorreu por meio de uma camada de sedimentos coluviais solidificada por sais, os quais estão presentes nas águas termais que emergem no local. Contudo, a passagem sobre a ponte foi fechada ao público em 2006, devido à detecção de deslizamentos e afundamentos nas instalações dos banhos termais.
Veja também: Como chegar em Mendoza – melhores rotas + dicas.
Como chegar na Puente del Inca em Mendoza
O monumento natural, que chama muito a atenção dos visitantes, fica a 193 km do Centro de Mendoza. Desse modo, o acesso para a Puente del Inca é feita pela Ruta Nacional 7 (a mesma que liga a Argentina ao Chile). E você pode conhecer o local por conta própria ou contratar um passeio oferecido pelas agências de turismo, como o Passeio da Alta Montanha.
Ao ir por conta própria, basta alugar um carro (veja tudo sobre o aluguel de carro em Mendoza). As estradas até a ponte tem paisagens lindas e você pode conhecer os vários atrativos pelo caminho no seu tempo, como a Parque Provincial Aconcágua e Dique Potrerillos. Não indico conhecer essa atração de ônibus, apesar de ser possível.
Veja também: Melhores vinícolas de Mendoza para visitar – guia completo.
O que fazer na região da Puente del Inca
O Departamento de Las Heras é uma região cheia de atrações incríveis para você conhecer na viagem para Mendoza. Por isso, as agências oferecem diversos passeios para a região, e a maioria deles, faz uma pequena parada na Puente del Inca e entrada do Parque Provincial Aconcágua.
Veja nossas dicas do que conhecer ao vistar a Puente del Inca, em Mendoza:
- Parque Provincial Aconcágua: uma atração imperdível para quem gosta de fazer trilhas e apreciar belas paisagens naturais.
- Dique Potrerillos: um reservatório, situado entre a Cordilheira dos Andes e a Pré-cordilheira. Ele é ideal para praticar esportes aquáticos.
- Termas de Cacheuta: um lugar ideal para relaxar em Mendoza, as termas possui boa infraestrutura turística.
- Uspallata: um povoado tradicional e interessante para conhecer em uma pequena parada.
Informações importantes para visitar a Puente del Inca
- A Puente del Inca costuma ficar cheia de turistas. Por isso, recomendo que você visite o local durante a semana, para ter a chance de encontrar ele mais vazio (mas não é garantia de nada).
- Na área da Puente del Inca, há alguns estabelecimentos para fazer um lanche rápido. Não gostamos muito das opções de lanches e ainda tentaram nos cobrar mais do que o produto valia, o velho golpe de que tudo é mais caro para turistas. Contudo, o mais decepcionante foi que a loja havia sido recomendada pela guia. Então, tenha cuidado ao comprar o lanche ou leve alguma coisa de casa.
- Para conhecer todas as atrações da região, recomendo que você alugue um veículo (veja tudo sobre o aluguel de carro em Mendoza). Assim, você consegue visitar as atrações com calma, o que geralmente não acontece nos passeios.
- Para saber como fica a região na época da sua viagem, confira o texto quando ir para Mendoza, pois falamos de como é o clima e qual item levar em cada estação.
- Ainda não decidiu onde se hospedar? Então, confira o texto onde ficar em Mendoza com dicas das melhores regiões e hotéis.
Localização: Ruta Nacional Nº 7, Departamento Las Heras, a 193 Km do Centro de Mendoza, Argentina
Valor: visitar a Puente del Inca é grátis.
Horário: 24 horas
O seguro viagem vai te auxiliar em caso de doenças, acidentes, roubos e cancelamentos. Nós nunca viajamos sem seguro e recomendamos a todos que também não deixe de contratá-lo.
Nossa empresa preferida é a Seguros Promo, pois nela sempre encontramos uma ampla oferta de seguros com os melhores preços e descontos.
Quer mais informações? Então, confira todos os artigos sobre viajar para Mendoza, na Argentina, e continue planejando sua viagem:
Planeje sua viagem para Mendoza
Para reservar seu hotel em Mendoza, indicamos usar o Booking, um site de reservas que sempre usamos em nossas viagens. Além da grande oferta de hotéis, ele possui os melhores preços.
O seguro viagem para a Argentina, apesar de não ser obrigatório, é indispensável. Ele vai te assegurar em casos de doenças, acidentes, roubos, extravio de bagagens e cancelamento de voos. As empresas que indicamos para contratar seguro viagem são:
Mendoza é um ótimo destino para explorar de carro, por possuir estradas boas e planas com paisagens cinematográficas. Para uma jornada ainda mais envolvente e sem preocupações, opte pelo aluguel de carro, proporcionando conforto e comodidade para desbravar cada canto fascinante dessa região. A empresa que indicamos para aluguel de carro é a Rentcar.
Contratar seus passeios com antecedência pode economizar muito tempo durante a viagem. Além disso, você pode contratar os passeios no conforto de sua casa e pagar com o cartão. As empresas que usamos e indicamos são a Civitatis e a Get Your Guide. Nossos passeios preferidos em Mendoza são:
Veja nosso guia de viagem para Mendoza e veja todas as dicas úteis que separamos para você.