Atualizado:

TOP 22 coisas legais para fazer em Santiago no Chile

Santiago é a capital do Chile e a terceira maior capital do mundo. Assim, o destino é um dos queridinhos dos brasileiros, principalmente no inverno, quando as estações de esqui estão em funcionamento. Além disso, Santiago é um destino cheio de coisas legais para fazer, como esquiar, ir em lindos mirantes com vista para a Cordilheira dos Andes, fazer passeios culturais, visitar bons restaurantes e cafés, e ir em bares e festas legais.

Coisas legais para fazer de graça em Santiago

Se você está fazendo uma viagem econômica, os passeios gratuitos são perfeitos para o seu roteiro. Além disso, Santiago possui uma grande oferta de passeios de graça incríveis.

Mesmo para quem não está economizando, esses passeios também são muito bem vindos. Afinal, são passeios imperdíveis para fazer na cidade, e por ser de graça, sobra mais dinheiro para os drinks da noite. Separamos os passeios mais legais e de graça para fazer em Santiago do Chile.

1. Faça um Free Walking Tour

Plaza de Armas, onde começa o free tour de Santiago
Plaza de Armas

O Free Tour de Santiago é um passeio gratuito e a pé, onde o guia te leva aos principais pontos turísticos da cidade, enquanto conta as histórias e curiosidades dos monumentos e pontos turísticos visitados. O passeio tem duração de 2 horas e se inicia na Plaza das Armas, finalizando na casa do Pablo Neruda.

Apesar de ser um passeio gratuito, ao final do free tour você pode colaborar financeiramente com os guias através das gorjetas. Não existe um valor preestabelecido nem obrigatoriedade de dar alguma gorjeta, mas o pagamento de algum valor é apreciado.

Além do free tour pelo Centro de Santiago, também são oferecidos diversos outros tours gratuitos em outros bairros da cidade. Você pode conferir todos os tours gratuitos oferecidos no site da Civitatis.

2. Visite o Cerro Santa Lucía

 Entrada do Cerro Santa Lucia em Santiago
Entrada do Cerro Santa Lucía

O Cerro Santa Lucía é o mirante gratuito mais legal para conhecer em Santiago, no Chile. Com 70 metros de altura, o cerro oferece uma vista privilegiada para a cidade de Santiago e a Cordilheira dos Andes.  

A subida ao Cerro Santa Lucía é feita por rampas e muitas escadas, mas todo o caminho é bem arborizado e com muitos cantinhos lindos para descansar e tirar fotos. As construções, flores e objetos como canhões decorativos tornam o caminho até o mirante bem agradável.

3. Conheça o Templo Bahá’í

Vista do Templo Bahá'í em Santiago
Foto de Jorge Fernández Salas na Unsplash

Templo de Bahá’í  é uma casa de oração, que vem se popularizando entre os turistas pela sua arquitetura contemporânea impressionante. Dentre as paisagens que mais se destacam no templo está o pôr do sol. As luzes deixam a obra arquitetônica ainda mais em evidência formando um cenário incrível.

O Templo de Bahá’í fica localizado a 20 km da do Centro de Santiago e sua entrada é gratuita, mas não é permitido tirar fotos lá dentro. Para conhecer o local, recomendamos alugar um carro em Santiago.

4. Conheça o bairro Lastarria

Bairro Lastarria
Empório La Rosa no bairro Lastarria em Santiago

Esse é um dos bairros mais charmosos de Santiago e certamente o que mais nos encantou. Além de todo o charme e animação das ruas movimentadas e construções históricas e encantadoras, no bairro funciona um complexo gastronômico com muitas opções de restaurantes, bares e cafés.

Assim, esse é um bairro histórico que reúne gastronomia, moda, beleza e ótimos hotéis. Além disso, no bairro acontece uma feira de antiguidades e algumas apresentações artísticas.

Lastarria

Além de ser um bom bairro para passear, Lastarria é um dos melhores para se hospedar em Santiago (e o nosso bairro preferido). Ele fica em uma região central, o que permite conhecer muitos pontos turísticos a pé. Nele você vai encontrar ótimos hotéis e alguns dos melhores bares e restaurantes de Santiago do Chile.

5. Visite a Plaza de Armas e seus monumentos

Plaza de Armas em Santiago do Chile
Plaza de Armas

Plaza de Armas é a principal praça de Santiago e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Desse modo, ela possui grande importância histórica, sendo palco de muitas revoluções e manifestações.

Em sua volta, você vai encontrar alguns dos edifícios históricos mais famosos de Santiago, como a Catedral MetropolitanaAgência Central dos Correios e Telégrafos (atual Museu Histórico Nacional) e o Royal Court Palace.

Na Plaza de Armas acontece muitas apresentações de artistas de rua, então essa é uma ótima opção de um passeio legal e descontraído para fazer em Santiago.

6. Conheça o Palácio de La Moneda

 Palácio de La Moneda em Santiago
Palácio de La Moneda

Palácio de La Moneda é a sede do Governo Chileno e um passeio bem legal para quem ama história e cultura. Ele possui um estilo neoclássico, sendo declarado Monumento Nacional. Contudo, um dos maiores atrativos do Palácio é a troca da guarda, um evento de Santiago que atrai muitos turistas.

Visitar o palácio e ver a troca de guarda são dois atrativos gratuitos em Santiago. Para fazer a visita guiada é necessário agendar com no mínimo uma semana de antecedência, no site do governo.

Dica extra: outro passeio bem legal e gratuito para fazer em Santiago é conhecer o Pueblito Los Dominicos, um centrinho comercial super charmoso cheio de história e muitos artesanatos lindos, que fica a poucos minutos do centro da cidade.

Veja também: Viagem para Santiago do Chile – 14 dicas e curiosidades.

Coisas legais para fazer em Santiago: passeios culturais

Se você é um amante de passeios culturais, certamente vai se encantar com Santiago do Chile, pois a cidade possui muitos museus e centros culturais incríveis para conhecer.

7. Conheça a Casa de Pablo Neruda

 Casa de Pablo Neruda
Entrada da Casa de Pablo Neruda

Um passeio cultural muito legal para fazer em Santiago é visitar a Casa Museu La Chascona, uma das casas do poeta chileno Pablo Neruda. Atualmente, a casa se tornou um museu destinado a difundir a vida e a história de Neruda.

Assim, a casa museu, que fica no bairro Bela Vista, está aberto para visitação, de quarta a domingo, das 10h às 18h. A entrada na La Chascona custa 8.000 Pesos Chilenos.

8. Visite um (ou alguns) museus da cidade

 Museu Nacional de Belas Artes em Santiago
Museu Nacional de Belas Artes

Santiago possui uma infinidade de museus, destinados aos mais variados estilos artísticos, assim como, aos diferentes momentos da história chilena. Portanto, se você ama museus, já pode escolher alguns para colocar em seu roteiro.

Assim, uma ótima opção para visitar na cidade é o Museu Nacional de Belas Artes, que fica em um belo edifício, possui um acervo com mais de 5 mil obras e a entrada é gratuita.

Museu de Arte Pre-Colombiana também é bem legal para conhecer em Santiago. Ele possui um acervo com peças históricas datadas do período pré-colombiano, que traduzem a história e cultura antes da chegada dos espanhóis à América.

Na Plaza de Armas, você vai encontrar o Museu Histórico Nacional, que fica em um lindo edifício histórico e possui exposições que retratam a história e o passado do Chile. As exposições trazem a chegada dos espanhóis ao país, o fim do império e as mudanças políticas e culturais que ocorreram no Chile ao longo dos anos. Além disso, sua entrada é gratuita.

Outra opção legal para conhecer em Santiago é o Museu da Memória e dos Direitos Humanos. As exposições desse museu tem como objetivo retratar as violações dos direitos humanos, cometidas pelo Estado Chileno, no período entre os anos de 1973 e 1990, durante o regime de Pinochet.

Dica extra: outro passeio cultural bem legal é o Centro Cultural La Moneda. Ele fica no subsolo do Palácio de La Moneda e conta com salas de exposições com obras de arte.

Coisas legais para fazer em Santiago: mirantes

Santiago fica em uma região cercada pela imponente Cordilheira dos Andes. Por isso, uma das coisas mais legais para fazer na cidade é visitar seus mirantes, pois alguns oferecem uma vista magnífica para a Cordilheira. Então, trouxemos os mirantes mais legais para conhecer Santiago das alturas.

9. Suba até o topo do Sky Costanera

Sky Costanera visto do Cerro San Cristóbal
Sky Costanera visto do Cerro San Cristóbal

SKY Costanera é o mirante mais alto da América Latina. Desse modo, ele possui uma vista privilegiada de 360º de Santiago e da Cordilheira dos Andes. A atração fica no topo do edifício mais alto da América Latina, o Costanera Center, que possui 300 metros de altura. Além do mirante, no edifício fica o Shopping Costanera, o maior shopping de Santiago.

O Costanera Center fica localizado no bairro Providencia e abre todos os dias. O mirante SKY Costanera também abre todos os dias da semana de 10:00 hrs às 22:00 hrs, e os preços variam entre 12.000 a 16.000 Pesos Chilenos.

10. Se surpreenda com as paisagens do Cerro San Cristóbal

 Cerro San Cristóbal em Santiago
Cerro San Cristóbal

Cerro San Cristóbal é o segundo cerro mais alto de Santiago. Com uma altura de cerca de 300 metros, ele faz parte do Parque Metropolitano de Santiago. Além da linda vista para a cidade e a Cordilheira dos Andes, no cerro você vai encontrar uma imagem da Virgen de la Inmaculada Concepción com 14 metros de altura sobre um pedestal de 8,5 metros.

O jeito mais tradicional de subir o cerro é de funicular, que é um passeio incrível, mas você também pode subir a pé ou de bicicleta, nesse caso não precisa pagar nada. Os ingressos para subir o cerro não são vendidos no local, então a única forma de comprar é online ou com tours que incluam a entrada no cerro.

11. Contemple Santiago das alturas

Que tal contemplar uma linda vista da Cordilheira dos Andes e de Santiago das alturas? Para ver Santiago de um ângulo diferenciado, nossa dica é o passeio de helicóptero.

Esse passeio é disponibilizado em duas modalidades, sendo 30 minutos ou 1 hora. No passeio de 30 minutos, você sobrevoa a cidade de Santiago e a pré-cordilheira. Já no passeio de 1 hora, você sobrevoa as lindas vistas das Cordilheiras dos Andes e das estações de esqui.

Veja também: Pontos turísticos de Santiago do Chile – 17 opções imperdíveis.

Coisas legais para fazer em Santiago: gastronomia e vida noturna

Coisas legais para fazer em Santiago: gastronomia e vida noturna

Além dos pontos turísticos e passeios, Santiago tem uma vida noturna animada e uma rica gastronomia. Se você vai viajar para a capital chilena, não deixe de conhecer os restaurantes mais legais da cidade, provar os pratos mais típicos da culinária local e se jogar nos bares e baladas do destino. Então, confira as coisas mais legais para fazer a noite em Santiago.

12. Tome alguns drinks no Patio Bellavista

Patio Bellavista é um dos principais complexos gastronômicos e culturais de Santiago, sendo também um dos points mais procurados pelos turistas. Ele tem uma grande variedade de restaurantes com vários tipos de culinárias e lojas que ficam ao entorno do pátio. Alguns restaurantes e bares possuem agradáveis terraços com música ao vivo, deixando o ambiente ainda mais descontraído.

Assim, uma das coisas mais legais para fazer em Santiago é visitar o complexo e aproveitar para tomar alguns drinks ou jantar em um dos seus restaurantes.

13. Prove a icônica Centolla

Que tal aproveitar sua viagem para Santiago e provar um dos pratos mais típicos da região? A Centolla é uma espécie de siri gigante, que se encontra em águas muito frias e profundas, como as do Chile. Portanto, esse é um prato típico do Chile, oferecido em vários restaurantes de Santiago.

A opção mais popular, onde os turistas vão para provar essa iguaria, é o Mercado Central, mas na cidade você vai encontrar outros restaurantes incríveis que servem esse prato, como o  Ocean Pacific’s.

14. Se delicie com um jantar sofisticado no Boragó

O Boragó é considerado o melhor restaurante do Chile e também é um dos restaurantes mais prestigiados do mundo. Então, se você gosta de viver boas experiências gastronômicas nas viagens, um jantar sofisticado no Boragó é uma das coisas mais legais para fazer em Santiago.

Assim, o restaurante do chef Rodolfo Guzmán, é um laboratório gastronômico que elabora pratos sofisticados que contam a história do chile de um jeito diferente, através da culinária.

15. Curta a noite com o Pub Crawl

E se você ama se jogar na noite para conhecer novos bares e baladas e provar as bebidas locais, o Pub Crawl é perfeito. Essa é uma das coisas mais legais para fazer a noite em Santiago, principalmente se você quer conhecer pessoas e dançar muito.

Assim, o Pub Crawl acontece as sextas e sábados, e custa 20.000 Pesos Chilenos. O passeio sai do Hostel Providência e passa por dois bares, finalizando em uma discoteca. Além disso, o valor do passeio inclui 1 hora de cerveja ilimitada, um drink em cada bar e a entrada na balada.

16. Faça uma aula de culinária chilena

Que tal aprender a fazer alguns pratos da culinária chilena? Para os amantes de culinária, a experiência de provar novos pratos é sempre boa, mas imagina aprender a reproduzir esse prato e levar um pedacinho da culinária local com você. O Chile Cooks oferece aulas de culinária, onde você vai aprender um pouco sobre a culinária local ao fazer um prato, e ao final, degustar uma saborosa refeição.

Coisas legais para fazer em Santiago no inverno

Santiago do Chile é um lugar para ser visitado o ano todo, porém algumas experiências só podem ser feitas durante o inverno, o qual é período de neve em Santiago. Assim, para quem vai viajar no inverno, separamos as coisas mais legais para fazer na estação mais fria do ano.

17. Visite uma estação de esqui

Neve em Santiago, Chile

Esse é um passeio exclusivo para a temporada de inverno, porque as estações de esqui só abrem no período que neva em Santiago, e isso normalmente acontece entre os meses de Julho a Setembro. Então, se você vai viajar para Santiago nessa época, não deixe de visitar uma estação de esqui.

As estações de esqui são as melhores opções para quem quer praticar esportes de neve, como esqui e snowboard. Além disso, elas são ideais para quem quer hospedar alguns dias na região de neve.

Mesmo que você não pratique nenhum esporte e quer apenas se divertir na neve, as estações de esqui possuem o day use. Assim, você pode passar um dia de muita diversão na neve em uma boa estação de esqui, como o Valle Nevado, Farellones ou La Parva.

18. Se aqueça com uma típica Cazuela

Cazuela, comida típica de inverno em Santiago
Cazuela

Que tal se aquecer do frio de Santiago com uma deliciosa Cazuela? A Cazuela é um prato típico do Chile, que você só vai encontrar nos cardápios dos restaurantes durante as estações mais frias do ano.

Assim, a Cazuela é um tipo de cozido, onde os principais ingredientes é arroz, milho e carne. Ela possui um tempero típico da culinária chilena, todos os ingredientes são cozidos até ficar bem macios e o prato é servido bem quente, sendo uma refeição perfeita para aquecer nos dias mais frios.

Os ingredientes podem variar conforme o restaurante, assim como o sabor, já que cada lugar tem sua própria receita. Provamos a Cazuela no restaurante Galindo (Bellavista) e apesar de o atendimento ter deixado a desejar, devido à desorganização, o prato estava bem saboroso.

Veja também: 12 opções de hotéis incríveis para ficar em Santiago.

Passeios legais para fazer em Santiago

Nos arredores de Santiago você vai encontrar muitas coisas legais para fazer. Então, aproveite sua viagem para conhecer uma praia chilena, relaxar em águas termais, fazer um passeio divertido pelas vinícolas da região ou até mesmo dar um pulinho na Argentina.

Enfim, os passeios divertidos perto de Santiago são muitos. Por isso, separamos algumas dicas de passeios legais e imperdíveis para fazer na região.

19. Conheça uma (ou algumas) vinícolas de Santiago

Vinicola Concha y Touro em Santiago
Concha y Touro | Foto: Jorge Fernández Salas via Unsplash

Visitar as vinícolas de Santiago é um dos passeios mais populares da cidade, sendo imperdível para quem ama um bom vinho. Então, se assim como a gente você não dispensa uma taça de vinho, não deixe de visitar uma vinícola de Santiago.

A vinícola mais popular é a Concha y Touro, mas a região é repleta de ótimas vinícolas, como a Cousinõ Macul, Undurraga, Santa Rita e Viña las Nias. Então, a nossa dica é: para o passeio ficar ainda mais legal, pare para almoçar em uma das vinícolas que visitar.

A maioria das agências de turismo oferecem pacotes de passeios para as vinícolas, mas também é possível fazer o passeio por conta própria. Basta agendar o tour desejado diretamente no site das vinícolas.

20. Desfrute de todo o charme da costa Chilena

Valparaíso, uma das cidades mais legais para conhecer na costa chilena
Valparaíso | Foto: Fabiola Llerena via Unsplash

Visitar as cidades da costa Chilena é um passeio muito legal para fazer, principalmente no verão. Afinal, o calor no centro de Santiago é intenso, então nada melhor do que se refugiar na costa chilena para curtir a brisa do mar. As cidades mais visitadas da costa são Vinã del Mar e Valparaíso, mas Isla Negra também é um ótimo destino para conhecer na costa.

No verão, Vinã del Mar promove alguns eventos e festivais de músicas bem legais, garantindo uma diversão extra. O bate e volta é o passeio mais comum para as cidades costeiras, mas se você quiser aproveitar um pouco mais, recomendamos dormir pelo menos uma noite no local.

21. Faça um bate e volta em Cajón del Maipo

Embalse El Yeso em Santiago
Cajón del Maipo | Foto: Sofia Guaico via Unsplash

Cajón del Maipo é uma cidade que fica a 100 km de Santiago, conhecida por suas belas paisagens naturais e termas com águas quentinhas e relaxantes. Assim, o destino mais famoso de Cajón del Maipo é a Embalse El Yesouma reserva com paisagens impressionantes, onde águas e montanhas formam um cenário único. 

Cajón del Maipo pode ser visitada durante todo o ano, porém as paisagens do local mudam totalmente em cada estação. No inverno e parte da primavera, as paisagens se encontram cobertas por neve. Além disso, dependendo das condições climáticas, as estradas para o Embalse El Yeso podem ser fechadas por certos períodos no inverno. Já no verão, a neve está derretida e as águas azuis se destacam na paisagem.

22. Faça uma visitinha a Mendoza, na Argentina

Cañón del Atuel em Mendoza na Argentina
Cañón del Atuel em Mendoza

Que tal aproveitar sua viagem para conhecer a terra do Malbec? Mendoza é uma cidade da Argentina, localizada na fronteira com o Chile, que fica a cerca de 7 horas de ônibus ou carro de Santiago. Portanto, ir de Santiago para Mendoza não é muito difícil e nem demorado.

Mendoza é mundialmente conhecida pela produção de Malbec e a maior produtora de vinho da Argentina. A região abriga algumas das vinícolas mais renomadas do mundo como Chandon, Catena Zapata e Vistalba.

Além disso, em Mendoza tem diversas vinícolas familiares que produzem vinhos de ótima qualidade, tudo de forma artesanal ou até mesmo orgânico. Contudo, a região ainda tem muitos outros passeis legais, como termas, passeio nas montanhas, rapel, trilhas e muito mais.

Gostou das nossas dicas de coisas legais para fazer em Santiago? Então não deixe de conferir todas as nossas outras dicas de Santiago do Chile.

Dica extra: sabemos que a Cordilheira dos Andes é a estrela de Santiago. Portanto, uma dica bem legal é se hospedar em um hotel com vista para a Cordilheira dos Andes, assim você pode acordar e ir dormir com uma vista única. Sem dúvida, se hospedar em um hotel onde seu quarto é o próprio mirante para a cordilheira é uma das coisas mais legais para fazer em Santiago.

*Salve no Pinterest para ler depois

Coisas legais para fazer em Santiago do Chile

Para ler em seguida: