Sem dúvida, Chiloé é uma ilha que vai te surpreender durante a viagem. Sabe aquele lugar que te encanta em todos os sentidos, seja o modo de vida, a cultura, suas paisagens ou ainda a culinária. Então, tudo isso chama a atenção na Ilha de Chiloé, no Sul Chile. Então se você está planejando uma viagem para Chiloé, ainda vai ouvir falar muito sobre o Curanto.
E se você está se perguntando o que é o Curanto? Já podemos adiantar que é uma iguaria super especial da ilha que representa muito da sua história e cultura.
Então para quem pretende experimentar esse prato durante uma visita a Ilha de Chiloé , fique por dentro de tudo sobre essa iguaria.
Reserve aqui sua hospedagem em Chiloé, no Chile.
Origem e história do Curanto de Chiloé
Em primeiro lugar, o Curanto é um dos pratos típicos da Ilha de Chiloé, no Chile.
Desse modo, todos os dias muitos turistas, tanto do Chile como de todo o mundo entram na Ilha a procura do Curanto. E claro que em nossa passagem por Chiloé também provamos esse prato tão diferente e tão cobiçado pelos turistas.
Assim, o Curanto é um dos pratos mais típicos e antigos de Chiloé. Sua origem é indígena, e inicialmente o prato era feito pelos agricultores Chilotas para o consumo próprio.
Contrate aqui seu seguro viagem para Chiloé com nosso desconto especial de 15% .
O Curanto era muito consumido pelos agricultores, devido a possibilidade de ser feito em grande quantidade, ser bem nutritivo e proporcionar maior saciedade. Mas com o passar do tempo, ele foi tomando o gosto popular. Sendo assim, hoje é um dos pratos mais procurados na Ilha.
Aliás, o Curanto é um prato típico em vários países e cidades. O que vai mudar de um lugar para o outro, será em alguns casos o modo de preparo e os ingredientes.
Mas aqui vamos falar especificamente do Curanto preparado na Ilha de Chiloé.
Processo de preparo do Curanto de Chiloé
O Curanto tem um preparo bem específico e complexo. Desse modo, o prato se trata de um assado feito sobre pedras quentes composto por mariscos, carne de porco, frango, linguiça e Chapalele (comida típica em Chiloé, feita à base de batata).
Assim em um buraco cavado no chão, se coloca várias pedras e sobre elas madeira e fogo. Após a madeira queimar e a pedra atingir uma temperatura muito alta, tira a brasa que restou sobre as pedras e coloca galhos de árvore nas bordas do buraco.
Esse processo evita que o alimento entre em contato com a terra. Logo após, colocam os mariscos, o porco, a linguiça, o frango e cobre com folhas de Nalca.
Aliás, a Nalca é uma planta encontrada com abundância em Chiloé, cuja folha ajuda a manter a umidade dos alimentos, evitando que a carne fique seca.
Por cima das folhas de Nalca, coloca as Chapeleles e cobre com uma nova camada de folhas de Nalca. Depois cobre tudo com um plástico e prende as beiradas com pedras para abafar o assado.
Após aproximadamente 1h30mim de coberto, enfim o assado está pronto. Então, os alimentos são retirados do buraco e estão prontos para serem servidos.
O prato é servido em vários restaurantes Chilotas, mas muitas pessoas preparam esse assado em suas casas.
Em alguns lugares é possível que você presencie todo o preparo do Curanto. Dessa forma, você entenderá um pouco mais dessa cultura incrível.
Cordeiro assado
Na maioria dos lugares, juntamente com o Curanto é feito um assado de “Cordeiro no pau”. Essa também é uma tradição que você pode ver e degustar em Chiloé.
Então se você não está seguro em provar o Curanto, pode presenciar todo o preparo e depois se deliciar com um cordeiro assado.
O que achamos do prato mais típico de Chiloé
Durante nossa estadia em Chiloé, tivemos o prazer de provar esse prato maravilhoso que é o Curanto e ver todo o seu preparo. Comemos em um restaurante bem tradicional, o restaurante da pousada Agroturismo San Antonio de Colo, que fica em frente a Iglesia de Colo, em Quemchi. No local ainda tivemos o prazer de presenciar danças e músicas locais durante a refeição.
Essa é uma experiência única e incrível que você precisa experimentar na Ilha. A princípio o prato pode parecer uma mistura estranha, mas podemos garantir que deu certo e tudo combinou perfeitamente. E ainda ficou delicioso.
Indo para Chiloé? Garanta aqui sua reserva nas melhores hospedagens
À primeira vista, pelo nome pode até parecer estranho ou você pode até ficar com um pouco de receio de comer o Curano, já que todo o seu preparo é feito no chão. Mas depois de ver o preparo você tem a certeza que deve experimentar.
O Curanto é sem dúvida uma delícia e acompanhado de um vinho, ficou maravilhoso.
Enfim, esse é um prato cheio de história, cultura e sabores. Assim, sua viagem para Chiloé será mais incrível ainda após provar este prato.
Para vivenciar essa experiência contratamos um passeio turístico que valeu super a pena. Afinal, durante o passeio conferimos todo o preparo do Curanto com direito a saber sobre a sua história, além de conhecer as principais Igrejas e pontos turísticos de Chiloé, tudo acompanhado por um guia que nos contou muitas histórias, lendas e curiosidades sobre a Ilha. Mas antes de escolher seu passeio confira se a experiência do Curanto está inclusa no mesmo.
Encontre aqui passeios incríveis em Chiloé
*Salve no Pinterest para ler depois
Para ler em seguida:
- Voo cancelado: conheça os seus direitos e o que fazer nesse caso.
- O que fazer em Santiago: pontos turísticos passeios e dicas.
- Onde ficar em Santiago: melhores bairros para se hospedar.