Se você está planejando o seu roteiro de viagem para Buenos Aires, o Mercado de San Telmo é um ponto turístico incrível para conhecer. Ele é aquele passeio clássico para quem visita o tradicional Bairro San Telmo. A atração é um lugar único, perfeito para imergir na cultura local, fazer compras e provar deliciosos pratos.
Veja também: O que fazer em Buenos Aires – guia de viagem completo.
Sobre o Mercado de San Telmo
O Mercado de San Telmo fica localizado em San Telmo, um dos bairros mais antigos e tradicionais de Buenos Aires. Assim, o mercado, que foi inaugurado em fevereiro de 1897, tinha como objetivo abastecer os imigrantes. Mas com o passar dos anos, ele foi remodelando sua função, até se tornar um polo do comércio local que preserva a cultura e as tradições dos moradores.
Apesar das mudanças em sua função, o belo edifício manteve suas características originais preservadas. Assim, devido a sua grande importância e valor histórico, em 2000, o mercado foi declarado Monumento Histórico Nacional pela Secretaria de Cultura do Governo da Cidade de Buenos Aires.
Hoje, além de ser um importante ponto turístico, o Mercado é muito frequentado pelos moradores de Buenos Aires, principalmente do próprio bairro. É no mercado que os trabalhadores se encontram no final do expediente para tomar uma pinta (a tradicional cerveja). Mas os moradores também vão comprar seus temperos, fazer a feira ou apenas comer e passear.
Assim, o mercado abriga lojas de antiguidades, artesanatos, verduras, couro, bebidas e doces. Ainda mais, no ponto turístico você vai encontrar alguns cafés incríveis, como o Coffee Town, e alguns restaurantes bem tradicionais de San Telmo, como o Restaurante De Lucía, onde é possível observar o preparo da sua comida.
Como chegar no Mercado
Para quem vai se hospedar em San Telmo, Centro de Buenos Aires ou Puerto Madero, a melhor forma de chegar no Mercado de San Telmo é caminhando. A caminhada é bem agradável e você ainda pode observar a bela arquitetura e as lindas ruas da cidade.
Ainda mais, é possível chegar ao bairro San Telmo, onde fica o mercado, com o transporte público de Buenos Aires, qualquer uma das opções: ônibus ou metrô. Para quem quer pegar o metrô, apesar de não ter nenhuma estação em San Telmo, você vai encontrar estação em Montserrat, que fica do ladinho do bairro.
Para ver a melhor opção de transporte de acordo com a sua localização, acesse o Mapa Interativo de Buenos Aires. Mas para utilizar o transporte público é necessário ter o Cartão Sube (que você pode comprar nas estações de metrô por 90 Pesos Argentinos). A passagem custa entre 19 e 40 Pesos Argentinos.
Contudo, você também pode chegar ao Mercado de Uber ou táxi. O nosso meio preferido, entre essas duas opções, é o Uber.
Dicas para aproveitar o Mercado de San Telmo
Para a sua visita ao Mercado de San Telmo ser ainda mais incrível, separamos algumas diquinhas imperdíveis:
- Se puder, evite ir ao Mercado no domingo, principalmente se você não gosta de lugares cheios ou quer comer no local.
No domingo acontece a Feira de San Telmo, por isso, o bairro e seus pontos turísticos ficam completamente cheio de turistas. Consequentemente os restaurantes ficam muito cheios, o que acaba gerando uma demora no atendimento ou você pode não encontrar mesas para sentar. Aliás, também notamos que durante a semana os restaurantes do mercado, como também de todo o bairro, costumam fazer boas promoções.
- Evite conhecer o Mercado às segundas-feiras. Apesar dele ficar aberto todos os dias da semana, muitas lojas e restaurantes ficam fechados nas segundas.
- Para quem gosta de experimentar a culinária local, o mercado é um ótimo lugar para se deliciar com alguns pratos típicos da Argentina, como empanadas, choripan, sanduíche de bandiola e parrila.
- Combine a sua visita ao Mercado com outras atrações de San Telmo, principalmente se você vai ficar poucos dias na cidade. Desse modo, no bairro você pode conhecer a Estátua da Mafalda, Museu Histórico Nacional da Argentina, Plaza Dorrego, Parque Lezana, Museu da Arte Moderna de Buenos Aires, entre outros.
*Salve no Pinterest para ler depois