Buenos Aires possui muitos atrativos e pontos turísticos que agradam todos os gostos. E dentre os pontos turísticos mais visitados de Buenos Aires estão seus incríveis museus.
A capital portenha abriga uma infinidade de museus que preservam e divulgam as mais variadas expressões artísticas, assim como, a história de Buenos Aires e da Argentina.
Portanto, se você é um amante de arte, cultura e história, os museus de Buenos Aires não podem ficar de fora do seu roteiro. E para a sua viagem, confira também as nossas dicas de melhores passeios em Buenos Aires para curtir ainda mais o destino.
Museus em Buenos Aires
Mas com tantos museus espalhados pela cidade, fica até difícil decidir quais visitar durante a viagem. Por isso, separamos uma lista com os principais museus para conhecer em Buenos Aires.
1. Museu Nacional de Belas Artes
O Museu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires (Museo Nacional de Bellas Artes) é um dos mais importantes da América Latina. Desse modo, ele possui a maior coleção de arte nacional da Argentina.
Localizado no bairro Recoleta, o museu fica em frente a Faculdade de Direito e bem próximo a Floralis Genérica, sendo um passeio imperdível. Então, a atração não pode ficar de fora do roteiro de Buenos Aires, principalmente se você gosta de arte e cultura.
Mas o museu atualmente conta com um acervo permanente riquíssimo, possuindo várias obras de artistas nacionais e internacionais renomados. Assim, no museu você vai encontrar obras de artistas como Goya, Rodin, Rembrandt, Rubens, Renoir, Picasso e Degas.
- Endereço: Av. Del Libertador 1473, CABA, Argentina (ver no mapa).
- Entrada: 200 Pesos Argentinos. Contudo, as terças, a entrada é gratuita.
- Horário: terça a sexta, das 11h às 20h, sábados e domingos, das 10h às 20h. Mas ele fica fechado as segundas.
- Site oficial: bellasartes.gob.ar
2. Museu de Arte Latinoamericano – MALBA
Localizado no bairro Palermo em Buenos Aires, próximo ao Jardim Japonês e aos Bosques de Palermo, o Museu de Arte Latinoamericano – MALBA também é um dos mais importantes de Buenos Aires e da América Latina.
Assim, o MALBA é um espaço cultural com o acervo permanente cheio de obras incríveis. Desse modo, no local você pode conferir pelo menos 400 obras de importantes artistas Latino-Americanos.
Portanto, o museu tem obras de grandes artistas como Frida Kahlo, Roberto Matta, Diego Rivera, Joaquín Torres-García, Antonio Berni, Jorge de la Vega, Tarsila do Amaral, Pedro Figari, Lygia Clark e Guillermo Kuitca.
Além disso, no MALBA é feita exposições temporárias de vários tipos e com artistas de todo o mundo. Mas você também pode ver amostras de arte contemporânea Argentina e Latino-americana.
- Endereço: Av. Pres. Figueroa Alcorta 3415, C1425 CLA, Buenos Aires (ver no mapa).
- Entrada: quinta a segunda e feriados: ARS 280. As quartas-feiras o valor é ARS 140.
- Horário: de quinta a segunda e feriados, das 12h às 20h, e quarta das 12h às 21h. Contudo, ele fica fechado as terças-feiras.
- Site oficial: www.malba.org.ar
3. Museu Histórico Nacional
Localizado no tradicional e charmoso bairro San Telmo, esse museu fica em um edifício histórico e sua coleção possui grande valor histórico.
O Museu Histórico Nacional preserva e propaga a história e memória da Argentina. Assim, as exposições do local exploram os diferentes momentos históricos que o país viveu, desde a cultura dos povos originais, o período colonial, a Revolução de Maio e outros momentos importantes da Argentina.
Além de pinturas, no Museu você vai encontrar objetos e documentos históricos. Por isso, o museu que fica no Parque Lezama é um passeio imperdível para os amantes de história.
- Endereço: Defensa 1600, C1143 CABA, Argentina (ver no mapa).
- Entrada: gratuita.
- Horário: quarta a domingo, das 11h às 18h. Contudo, as segundas e terças ele fica fechado.
- Site oficial: museohistoriconacional.cultura.gob.ar
4. Museu Histórico do Cabildo e da Revolução de Maio
O Cabildo de Buenos Aires ou Museu Histórico do Cabildo e da Revolução de Maio fica localizado na Plaza de Mayo, Centro de Buenos Aires. Desse modo, o museu, a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana são os edifícios históricos mais visitados no entorno da praça.
O Cabildo foi o primeiro monumento de Buenos Aires. Assim, o local que foi palco da Revolução de Maio é um marco do início da construção da Argentina e um edifício muito representativo, sendo também um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires.
Durante a visita ao museu, é possível conhecer várias salas do edifício. E em suas exposições são usados recursos tecnológicos contemporâneos para deixar a experiência com o local e o contato com a história do museu e da Argentina ainda mais interativa. Assim, o acervo e as exposições do museu te transportam para o período colonial e o processo revolucionário da cidade.
Suas exposições contam com muitos objetos de grande valor histórico. Então, brasões, armas, pertences dos membros do Primeiro Conselho da Argentina, documentos, objetos e pinturas do século XVII e XX são expostas no museu.
- Endereço: Plaza de Mayo, Bolívar 65/ Hipolito Yrigoyen 511, C1066, CABA (ver no mapa).
- Entrada: gratuita.
- Horário: terça, quarta e sexta das 10h30mim às 17h; quinta das 10h30min às 20h; sábados, domingos e feriados das 10h30mim às 18h.
- Site oficial: cabildonacional.cultura.gob.ar
5. Museu Evita
O Museu Evita fica localizado no bairro Palermo e é uma atração imperdível para quem deseja ficar por dentro da história de Buenos Aires. Desse modo, o museu mostra, através das exposições, as diferentes fases da vida de Eva Perón, uma importante figura na história da Argentina.
O museu foi inaugurado em 2002, no 50° aniversário do falecimento de Evita Perón e traz em suas exposições o trabalho e a vida de Evita.
Desse modo, no museu você pode conhecer e compreender uma parte importante da história da Argentina. Ainda mais, o local possui roupas, objetos pessoais, material gráfico, memórias familiares, decorações e elementos que lembram os diferentes momentos da vida de Evita.
- Endereço: Lafinur 2988 – C1425 CABA (ver no mapa).
- Horário: aberto das 11h às 19h. Mas ele fica fechado às segundas.
- Site oficial: museoevita.org.ar
6. Museu de Arte Moderna de Buenos Aires
Esse museu fica localizado no bairro San Telmo em uma construção inglesa com estrutura de ferro e tijolos aparentes, datada do século XIX. Mas antes de funcionar como museu, em 1989, o edifício abrigava uma tabacaria.
Assim, o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires possui um acervo permanente composto por obras contemporâneas de diversos artistas argentinos, das décadas de 40 a 60. Ainda mais, o museu abriga obras de renomados artistas internacionais, como Salvador Dalí, Pablo Picasso, Joan Miró, Henri Matisse e outros.
- Endereço: Av. San Juan 350, San Telmo, Buenos Aires – C1147AAO (ver no mapa).
- Entrada: a partir de ARS 250,00 para estrangeiros. Entrada gratuita as quartas.
- Horário: segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 11h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. Fechado as terças.
- Site oficial: museomoderno.org.
7. Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires – MACBA
Por fim, o Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires fica localizado no bairro San Telmo ao lado do Museu de Arte Moderna. Fundado em 2012, ele tem o objetivo de divulgar as tendências de artes mais atuais.
O museu conta com exposições que exploram as novas linguagens visuais e as tendências artísticas nacionais e internacionais. Então, para os amantes de arte contemporânea esse é um ótimo museu para incluir no roteiro de Buenos Aires.
- Endereço: Av. San Juan 328, San Telmo, Buenos Aires – C1147AAO (ver no mapa).
- Entrada: ARS 200.
- Horário: segunda a sexta, das 12h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h. Mas ele fica fechado as terças.
- Site oficial: museomacba.org
*Salve no pinterest para ler depois