Búzios é uma antiga vila de pescadores, mundialmente conhecida. Hoje, a cidade atrai muitos turistas, principalmente argentinos. Mas o que fazer em Búzios? Se você está organizando uma viagem para esse destino incrível do Rio de Janeiro, nesse artigo, trouxemos um guia completo para você conhecer o melhor de Búzios com dicas das melhores praias, passeios, onde ficar, onde comer e muito mais.
Sobre Búzios, no Rio de Janeiro
Búzios fica localizado na Região dos Lagos, a 174 km do Rio de Janeiro, e uma das suas principais atrações são as belas praias. Além disso, o destino fica a 36 km de Arraial do Cabo e 23 km de Cabo Frio. Para uma longa estadia, vale a pena visitar essas três cidades litorâneas do Rio de Janeiro e curtir suas belas praias.
Não pense que em Búzios tem apenas praias, porque a diversão no destino é garantida com baladas, barzinhos e um centro bem lindo com a movimentada Rua das Pedras e Orla Bardot. Durante o verão, Búzios é muito procurada por turistas, o que faz com que o destino fique bem cheio e suas hospedagens se esgotem rapidamente.
Veja também: Melhores lugares para viajar no Rio de Janeiro.
O que fazer em Búzios, Rio de Janeiro
Mas o que fazer em Búzios, no Rio de Janeiro? No centro da cidade você vai encontrar alguns passeios bem interessantes para fazer na sua viagem, como caminhar pela Rua das Pedras e conhecer a Orla Bardot.
Além de conhecer as atrações do Centro, você não pode deixar de visitar as belas praias de Búzios, pois o destino tem mais de 21 praias para você curtir. Além disso, alguns passeios não podem faltar em seu roteiro de viagem, abaixo listamos todos.
1. Caminhar na Rua das Pedras
A principal atração no Centro de Búzios é a Rua das Pedras. Se você vai visitar o local, ele costuma ficar bem movimentado, tanto de dia como a noite. A Rua das Pedras propriamente dita é apenas uma rua de 600 metros, mas, na prática, ela engloba muito mais que isso, incluindo alguns quarteirões a mais.
Na Rua das Pedras você vai encontrar muitas atrações para aproveitar, como bares, baladas, restaurantes, lojas que funcionam até meia-noite, lojinhas de souvenir e muito mais. Então, ao conhecer a Rua das Pedras, vá sem pressa para desfrutar de tudo por lá.
E se você não conseguir conhecer o local durante o dia, não se preocupe, pois os estabelecimentos, incluindo as lojas, ficam abertos até meia-noite.
2. Entardecer na Orla Bardot
Outra atração muito visitada no Centro de Búzios é a Orla Bardot. Inclusive, é possível conhecer a Rua das Pedras e Orla Bardot em um mesmo passeio, pois as atrações ficam bem próximas. Então, uma caminhada bem tranquila para desfrutar da orla não pode faltar na sua viagem para Búzios.
A Orla Bardot fica localizada na Praia da Armação e conta com monumentos, restaurantes, bares, baladas, lojas e pousadas maravilhosas. Além da linda vista para o mar, você pode aproveitar para caminhar pela orla e conhecer o Monumento da Brigitte Bardot e a Escultura dos Três Pescadores. Não deixe de tirar a clássica foto de Búzios com a Brigitte Bardot.
Uma boa ideia de passeio é visitar a Orla Bardot ao final da tarde e ver o pôr do sol, pois no local tem muitas opções de bares e restaurantes incríveis. Confira a nossa lista com 14 coisas divertidas para fazer em Búzios a noite, pois separamos várias dicas de bares para conhecer na Orla Bardot ao entardecer.
3. Visitar a bela Praia da Tartaruga
A Praia da Tartaruga tem 1 km de extensão e possui águas claras. Além disso, ela é cercada por formações rochosas e vegetação, sendo uma praia ideal para passar um dia tranquilo, apreciando as belas paisagens.
As águas na Praia da Tartaruga são propícias para a prática de alguns esportes como mergulho, snorkeling, caiaque e SUP. Mas ela também possui uma ótima infraestrutura com vários quiosques e restaurantes, sendo que alguns oferecem cadeiras e mesas na areia.
A Praia da Tartaruga fica localizada no final da Rua da Tartaruga, e próximo dela você vai encontrar estacionamento particular e público. Além disso, também é possível chegar no local de transporte público (aquelas vans que passam nas praias de Búzios).
4. Conhecer a Praia da Ferradurinha
A Praia da Ferradurinha possui esse nome devido a sua semelhança com a Praia da Ferradura, mas ela é pequena e cercada por paredões de rochas e vegetações, que protegem sua faixa de areia, sendo um bom lugar para passar o dia.
As águas da Ferradurinha são bem claras, limpa e extremamente calmas, e não é incomum a praia ser visitada pelas tartarugas. Além disso, as rochas e a vegetação que cercam a praia são responsáveis pelo belo visual.
Por ser uma praia pequena, você não vai encontrar quiosques no local, apenas algumas tendas bem simples que vendem lanches e alugam cadeiras e guarda-sol. A praia também tem algumas formações rochosas muito utilizadas para tirar fotos em Búzios.
O acesso para a Praia da Ferradurinha é no canto esquerdo (de quem olha para o mar) da Praia de Geribá. Não é possível chegar até as suas margens de carro, pois o acesso é feito por um estreito caminho de pedras.
5. Praia de João Fernandes e João Fernandinho
Duas praias que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem para Búzios é a Praia de João Fernandes e João Fernandinho. Uma grande característica da Praia de João Fernandes é que ela possui águas calmas e transparentes, por isso, no local você vai encontrar tendas que alugam equipamentos de snorkel e caiaque.
A Praia de João Fernandes possui ótima infraestrutura. Nela tem restaurantes, bares e quiosques para todos os gostos, mas ela é uma das praias mais procuradas em Búzios. Apesar de cheia, essa foi uma praia que nos surpreendeu muito no destino.
Por outro lado, a Praia de João Fernandinho é menor, mas também é muito procurada por turistas. O acesso para essa praia é a partir da Praia de João Fernandes. Para chegar nela é preciso subir a ladeira da Rua João Fernandes até a escadaria que é o acesso para João Fernandinho.
Para curtir muito mais essas praias, uma boa ideia é se hospedar na região que possui hotéis e pousadas maravilhosos. Então, veja as nossas dicas das melhores pousadas na Praia de João Fernandes.
6. Praticar esportes aquáticos na Praia de Geribá
A Praia de Geribá possui uma extensa faixa de areia com bastante ondas. Devido às ondas, ela é a praia queridinha dos surfistas e por quem adora praticar outros esportes aquáticos. Além disso, ela possui 2 km de extensão e costuma ficar lotada na alta temporada.
Sua orla é repleta de restaurantes, quiosques, pousadas e hotéis. Por isso, a Praia de Geribá é um ótimo lugar para se hospedar em Búzios. Nessa praia você vai encontrar uma grande oferta de restaurantes e quiosques que oferecem mesas e cadeiras na areia, caso queira passar o dia no local.
7. Praia da Azeda e da Azedinha
Outra praia, ou melhor, praias que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem é a Praia da Azeda e Azedinha. Elas são duas praias bem pequenas que ficam uma ao lado da outra, separadas apenas por uma grande rocha. Além disso, as praias possuem águas calmas e transparentes, sendo frequentadas principalmente por famílias.
Essas praias possuem pequenas faixas de areia, e assim como a maioria das praias de Búzios são cercadas por paredões de rochas e muita vegetação. Além de vendedores ambulantes pelo local, é possível encontrar algumas embarcações e tendas que vendem comidas e bebidas.
O acesso para a Praia da Azeda e Azedinha é feita a partir da Praia dos Ossos. No canto direito (de quem olha para o mar), você vai subir uma rua de pedras. Ao final, é só descer um pouquinho que a vista perfeita vai te surpreender. Após esse pequeno trajeto você vai chegar em uma escada de madeira, onde todos tiram fotos.
8. Passeio de barco
O passeio mais tradicional em Búzios e que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem é o de barco, sendo uma boa opção para conhecer um pouco mais da cidade. Muitas agências no destino oferecem esse passeio, mas o que vai diferenciar é a modalidade do barco e o roteiro.
Os passeios mais comuns em Búzios são o de escuna e catamarã, mas também é possível contratar uma lancha privativa e fazer o seu próprio roteiro com as praias e ilhas que deseja conhecer no destino.
No passeio de escuna, que dura 2h30mim, você vai fazer três paradas de 25 minutos conhecendo a Praia de João Fernandes, Ilha Feia e Praia da Tartaruga. Já o passeio de catamarã, que dura 3 horas, tem as mesmas atrações, o que vai mudar é apenas a embarcação e duração do passeio.
9. Passeio de buggy
Um passeio bem interessante para fazer em Búzios e conhecer a cidade é o tour de buggy. Nesse passeio, que dura aproximadamente 1h20mim, você vai estar acompanhado de um guia e conhecer os principais pontos turísticos da cidade, como Praia do Canto, Praia da Armação, Orla Bardot, Mirante da Brava, Praia do Forno, Mirante da Foca e muito mais.
10. Mergulho de batismo
Para se encantar com a vida marinha, o mergulho de batismo não pode faltar no roteiro de Búzios. Nesse passeio, você vai se encantar com toda a beleza da Praia de João Fernandes e João Fernandinho, uma das mais belas da cidade.
No mergulho de batismo, o instrutor faz uma pequena aula de iniciação, fornece os equipamentos e todo o suporte que você precisa para aproveitar ao máximo o passeio. O mergulho é feito em uma profundidade de 3 a 8 metros.
11. Tour completo em Búzios
Para quem tem poucos dias de viagem, o tour completo por Búzios é um ótimo passeio para incluir no roteiro. Esse é aquele passeio clássico onde você conhece rapidamente as principais atrações do destino, mas nesse passeio ainda está incluído uma parada para o almoço.
No tour completo por Búzios, primeiro você vai fazer o passeio de escuna conhecendo algumas praias e ilhas da cidade com direito aquelas tradicionais paradas. Depois desse passeio, é hora do almoço para recarregar as energias. Após o almoço, é feita uma pequena caminhada pela Rua das Pedras e depois um passeio de trolley para conhecer outros pontos turísticos da cidade, como os mirantes.
12. Trilhas em Búzios
Os trilheiros também vão encontrar passeios bem interessantes para conhecer as belezas naturais de Búzios, como a Trilha da Ponta do Pai Vitório e a Trilha pelas praias e piscinas naturais. Essas são apenas duas trilhas, mas você vai encontrar muito mais opções na cidade, sendo necessário contratar um guia.
Na Trilha da Ponta do Pai Vitório, você vai percorrer um trajeto de 5 km conhecendo algumas belezas naturais como a Praia da Gorda, Praia das Mosqueiras, Praia Rasa e Mirante do Pai Vitório. Já a Trilha pelas praias e piscinas naturais você vai conhecer a Praia dos Namorados e dos Amores, Buraco do Céu e algumas piscinas naturais.
13. Visitar a praia de nudismo
Você sabia que em Búzios tem uma praia de nudismo? A Praia Olho de Boi, que fica a alguns quilômetros da Praia Brava, é uma praia de nudismo. Não conhecemos essa praia, mas algumas mulheres não recomendam ir sozinhas.
Para chegar na Praia Olho do Boi é necessário fazer uma trilha de aproximadamente 25 minutos, a partir da Praia Brava. Antes de ir para essa praia de nudismo, leia os comentários no Tripadvisor.
14. Passar um dia em Arraial do Cabo
Se você vai ficar em Búzios por muitos dias, passar um dia em Arraial do Cabo é bem interessante para o seu roteiro. Ao contratar o seu tour para Arraial do Cabo com uma agência, o passeio de barco já está incluso no valor pago. Nesse passeio, você vai conhecer as principais praias de Arraial do Cabo, incluindo a Praia do Forno, Prainhas do Pontal do Atalaia e Praia do Farol.
Devido à proximidade dos destinos, aproximadamente 36 km, também é possível chegar em Arraial do Cabo de ônibus ou outro transporte particular. Então, basta escolher a opção que mais faz sentido para o seu estilo de viagem.
15. Bate e volta em Cabo Frio
Cabo Frio está localizado a 23 km de Búzios, então fazer um bate e volta no destino é um bom passeio para quem quer conhecer outras cidades do litoral do Rio de Janeiro. Para fazer esse bate e volta para Cabo Frio, você pode ir de ônibus, passeio ou contratar um transporte particular.
Quantos dias ficar em Búzios
O ideal para conhecer Búzios, no Rio de Janeiro, é ficar no destino por pelo menos três dias. Assim, você pode curtir algumas praias durante o dia, já que a cidade possui mais de 21, e durante a noite aproveitar toda a agitação da sua vida noturna. Se o roteiro permitir, fique na cidade por mais dias, porque belezas litorâneas e badalação à noite não vão faltar em sua viagem.
Quando ir para Búzios
Por ser uma cidade litorânea muito procurada por turistas, Búzios costuma ficar lotada, principalmente durante o verão e feriados. Além disso, em algumas épocas do ano a chuva também pode atrapalhar um pouco a sua viagem.
- Búzios de novembro a março: no verão, as temperaturas estão bem altas, perfeito para curtir as praias. Os pontos negativos de visitar o destino durante esses meses são a chuva de verão e a cidade também está lotada de turistas.
- Búzios em junho a agosto: esse é o período mais seco na cidade. Apesar de tudo, é possível curtir uma praia, mas as frentes frias são bem comuns e podem atrapalhar a viagem.
- Búzios em abril, maio, setembro e outubro: esses são considerados os melhores meses para conhecer Búzios, pois as temperaturas são anemas e a cidade recebe menos turistas. Com isso, as tarifas de hospedagens e passeios estão mais acessíveis.
Conhecemos Búzios na alta temporada, durante o mês de fevereiro, e a cidade estava realmente cheia. Em algumas praias era quase impossível encontrar uma faixa de areia livre para sentar. Além disso, choveu em uma tarde durante a nossa viagem, aquela chuva bem típica do verão. Apesar de tudo, curtimos muito a viagem e a chuva não atrapalhou muito.
Como se locomover em Búzios
Para quem vai conhecer Búzios, a cidade tem muitas formas para se locomover, sendo elas: carro, Uber, táxi, aquatáxi e van. Além disso, a maioria dos passeios oferece transfer do hotel.
1. Carro
Se você vai chegar no Rio de Janeiro de avião e optou em se locomover na cidade de carro, alugue ele no aeroporto. Assim, você já pode ir para Búzios de carro e curtir as belas paisagens do caminho.
Circular de carro em Búzios é bem tranquilo e você vai encontrar estacionamento próximo as principais praias, como de Geribá e João Fernandes, mas na alta temporada encontrar uma vaga pode ser um pouco mais difícil.
Em Búzios, você também vai encontrar estacionamento rotativo controlado pela concessionária Summer Parking, as vagas são identificados com placas e o meio fio pintado de azul. Para estacionar nessas vagas é necessário procurar um fiscal uniformizado e realizar o pagamento ou comprar créditos prévios.
2. Táxi
O táxi também é uma boa opção de transporte para se locomover em Búzios e eles possuem pontos específicos que ficam espalhados pela cidade. No Centro de Búzios, você vai encontrar pontos de táxi na rodoviária, Avenida José Bento Dantas e Praça Santos Dumont, mas também é possível ligar e solicitar o serviço. Se preferir, você pode usar o aplicativo Taxi Búzios, pois na hora de pedir sua corrida já aparece o valor.
3. Aquataxi
Se você quer um meio de transporte mais divertido e diferente, o aquatáxi é uma boa opção. Isso aí! Como Búzios é uma cidade litorânea, ela possui esse meio de transporte bem legal. O aquatáxi é um pequeno barco com capacidade para até 07 pessoas, que passa nas principais praias. Os valores podem variar dependendo da distância percorrida. Para contratar o serviço, basta se dirigir até as praias onde eles funcionam.
4. Van
As vans é um meio de transporte bem comum no destino. Além disso, se você quer economizar durante a viagem, esse meio de locomover em Búzios é muito indicado, pois é barato. Elas fazem os percursos para as principais praias e pontos turísticos da cidade.
5. Motorista de aplicativo
Você também pode utilizar em Búzios os serviços dos motoristas de aplicativos, como o Uber e 99POP. Esse foi o meio de transporte que mais utilizamos e foi super tranquilo. Prefira pagar com o cartão de crédito, pois na maioria das vezes os motoristas não possuem troco.
Onde ficar em Búzios
Búzios tem ótimas regiões para se hospedar e conta com hotéis e pousadas realmente maravilhosos. Então, tudo vai depender da sua preferência de região ou hospedagem para ficar em Búzios.
Você pode se hospedar no Centro, Orla Bardot, Rua das Pedras, Praia de João Fernandes, Praia de Geribá, entre outras praias menos frequentadas, ideais para quem procura sossego na viagem.
Para facilitar a sua busca pelas melhores hospedagens, selecionamos uma lista de hotéis e pousadas para ficar em Búzios, no Rio de Janeiro. Então, é só escolher a hospedagem que mais tem a ver com o seu estilo de viagem.
Dicas de onde ficar em Búzios, no Rio de Janeiro:
- Pousada Águas Claras: localizada a 250 metros da Rua das Pedras, a pousada oferece 2 piscinas, restaurante, bar, sauna, buffet de café da manhã e recepção 24 hrs.
- Pousada Abracadabra: localizada no Centro de Búzios, a pousada possui uma vista panorâmica incrível para a Baía da Armação, piscina com borda infinita, além de deck de madeira com espreguiçadeiras.
- Colonna Park Hotel: esse hotel fica em um rochedo entre a Praias de João Fernandes e João Fernandinho.
- Bahiamarela Boutique Hotel & SPA: localizado a 50 metros da Praia de João Fernandes, o hotel possui piscina ao ar livre com borda infinita, restaurante, sauna, bar, serviço de quarto e buffet de café da manhã.
- Cliffside Luxury Inn: hotel perfeito para ficar, pois oferece experiências exclusivas e incríveis, e fica localizado a 7 minutos da Praia da Ferradura.
Procurando uma hospedagem para aproveitar ao máximo as belas praias de Búzios? Então, veja as nossas dicas de pousadas pé na areia em Búzios. Mas também selecionamos as melhores pousadas na Praia de João Fernandes para você curtir esse lugar incrível.
Onde comer em Búzios
Para quem procura as melhores experiências gastronômicas, em Búzios tem muitas regiões com ótimos bares e restaurantes. As regiões que você vai encontrar uma grande variedade de estabelecimentos para se deliciar com a gastronomia local são:
- Rua das Pedras e Orla Bardot
- Porto da Barra
- Praias de Búzios com mais infraestrutura
As praias de Búzios com melhores infraestrutura e com ótimos bares e restaurantes são a Praia de Geribá, Praia de João Fernandes e Praia de Manguinhos, onde fica o Porto da Barra, um centro gastronômico com estabelecimentos, realmente maravilhosos. Para a sua viagem, selecionamos algumas dicas de restaurantes e bares para você ter as melhores experiências em Búzios.
- Chez Michou: uma creperia muito procurada por turista, que oferece uma variedade de crepes doces e salgados.
- Buda Beach: um bar/restaurante que possui uma decoração exótica, sendo indicado para tomar alguns drinks acompanhado de um delicioso petisco.
- Zapata: um bar que funciona até 10 horas, após esse horário ele fecha e reabre às 11 horas como balada. Ele tem boas opções de lanches e bebidas.
- Belli Belli Gastrobar: um bar/restaurante com uma linda vista para a Praia de Manguinhos, e decoração simples e muito elegante.
- Restaurante Altto e Lounge Bar: um tradicional restaurante italiano com toque brasileiro, localizado na Orla Bardot.
- Mistico Restaurant: restaurante ideal para se deliciar com frutos do mar. Ele fica na Abracadabra Pousada, próximo à Rua das Pedras.
- Insólito: o restaurante do Insólito Boutique Hotel & SPA é uma boa opção para comer frutos do mar.
- Salt: localizado próximo à Rua das Pedras, o restaurante oferece a tradicional comida brasileira.
- Madame Bardot: o restaurante, que está localizado na Orla Bardot, oferece uma excelente vista para o mar, música boa, muitos drinks e pratos deliciosos.
Vida noturna em Búzios
Além de todas as opções de o que fazer em Búzios que citamos acima, você vai encontrar muitas atrações para curtir a noite, pois a cidade tem uma vida noturna bem animada.
Búzios tem pontos incríveis para ver o pôr do sol, então as atrações para aproveitar as noites da cidade, começa ao entardecer. Os melhores lugares que vimos o pôr do sol na cidade são Porto da Barra e Orla Bardot.
Além disso, a cidade tem bares e restaurantes bem animados. E para quem gosta de aproveitar a vida noturna ao máximo, Búzios tem algumas baladas para você curtir até o amanhecer. No texto o que fazer em Búzios a noite, separamos 14 coisas bem divertidas para aproveitar na cidade.
Como chegar em Búzios
Búzios não tem aeroporto, então para chegar até a cidade você tem como opções de transportes, ônibus ou carro. Escolha a opção que mais tem a ver com o seu estilo de viagem ou caiba no seu orçamento, mas ambas são bem tranquilas.
O aeroporto mais próximo de Búzios fica em Cabo Frio, a 30 quilômetros da cidade, mas ele não possui muitos voos regulares. O Aeroporto de Cabo Frio possui apenas uma rota regular, sendo que os voos diretos e regulares são de Belo Horizonte.
Então, a melhor forma de chegar em Búzios de avião é ir até um dos Aeroportos do Rio de Janeiro e de lá pegar um ônibus ou alugar um carro, veja como alugar um carro mais barato. Lembrando que ao alugar um carro você já tem o seu meio para se locomover em Búzios.
Veja também: Búzios sem aglomeração, dicas para curtir programas diferentes.
História e curiosidades de Búzios
Búzios, que originalmente era uma vila de pescadores, começou a ser desejo de algumas famílias da burguesia brasileira e francesa, a partir de 1950. Essas famílias, atraídas pelas lindas paisagens, a exuberância da vida marinha e proximidade da cidade com Rio de Janeiro, procuraram adquirir casas para passar uma temporada na região. Contudo, a transformação de Búzios aconteceu mesmo somente a partir de 1964, quando a atriz francesa Brigitte Bardot veio passar uma temporada de verão no destino.
A presença de Brigitte em Búzios foi noticiada incansavelmente tanto na mídia nacional, como internacional. Assim, houve um impulso significativo do turismo em Búzios e ele passou a ser considerado um dos balneários mais charmosos do mundo. Atualmente, o turismo em Búzios é bem diversificado e o balneário recebe turistas de todo o mundo.
*Salve no Pinterest para ler depois
Para ler em seguida:
- Passeio de barco em Arraial do Cabo: guia completo.
- Melhores praias de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.
- Ilha de Paquetá: um bairro exótico para te inspirar no Rio de Janeiro.
- Melhores site e dicas para encontrar passagens aéreas baratas.
Super interessante essas dicas com o que fazer e informações úteis de Búzios. Nós amamos o Rio de Janeiro e queremos voltar em breve!