Atualizado:

Onde ficar em Malta? As melhores regiões e hotéis

Buscando dicas de onde ficar em Malta? Selecionamos uma lista com as melhores regiões e hotéis para se hospedar na ilha mediterrânea e curtir uma viagem com muito conforto e comodidade.

Vista do alto, St. Julian's em Malta revela uma paisagem encantadora, onde os edifícios de cores claras se erguem contra o mar azul.

O melhor lugar para ficar em Malta

Escolha da Editora

A região de St. Julian´s é o melhor lugar para ficar em Malta, principalmente se você gosta de lugares agitados e com uma vida noturna mais animada. Além de linda, St. Julian´s é uma região movimentada, tanto de dia quanto a noite, e conta com muitos bares, restaurantes, cafés, supermercados, bons hotéis e todos os serviços que um turista possa desejar.

Malta é um arquipélago do mediterrâneo composto por três pequenas ilhas, localizadas ao sul da Sicília. A principal e maior ilha do arquipélago é Malta.

As ilhas maltesas são repletas de atrativos turísticos, mas devido à distância entre as cidades e os pontos turísticos, escolher um lugar para ficar com boa localização é imprescindível. Alugar um carro para evitar o transporte público e conhecer a ilha com mais comodidade é outro ponto muito importante para uma viagem interessante.

Malta é uma região com belas praias, arquitetura encantadora, lindas cidades históricas e uma rica cultura. O país é um destino de verão muito popular entre os amantes de praias, natureza e história. Além disso, Malta é um destino bem popular entre os intercambistas de inglês, que procuram por um destino acessível na Europa para aprender e praticar o idioma.

Melhores lugares para ficar em Malta:

St. Julian´s

Melhor lugar para ficar em Malta

Sliema

Equilíbrio entre turismo e tranquilidade

Valletta

Região histórica e com hotéis de luxo

Mellieha

Melhor opção para desfrutar das praias

St. Paul’s Bay

Região econômica e popular para famílias

Marsaskala

Região tranquila com hotéis baratos

Marsaxlokk

Pueblo mais tradicional de Malta

Gozo

Ilha tranquila e com belas paisagens

Mdina e Rabat

Cidades medievais calmas e históricas

Onde ficar em Malta?

Ao escolher onde ficar em Malta, você deve considerar que o arquipélago é composto por três ilhas pequenas. Desse modo, o destino possui várias cidades interessantes e muitas opções de hotéis para se hospedar.

A principal ilha do arquipélago para ficar é a Ilha de Malta. Devido à distância entre as cidades da ilha e as características de cada uma, é importante escolher o lugar para se hospedar de acordo com seu estilo de viagem e de qual meio de transporte você usará.

Nesse texto, vamos te explicar os melhores lugares para ficar em Malta, com as vantagens e desvantagens de ficar em cada região e dicas imperdíveis de hotéis.

1. St. Julian´s – melhor lugar para ficar em Malta

Um dia ensolarado na Baía de St. Julian's,o melhor lugar onde ficar em Malta, onde se destaca o azul intenso do mar salpicado de barcos coloridos, enquanto ao fundo, as pitorescas casas e edifícios oferecem um cenário vibrante e convidativo.

St. Julian´s é a região mais turística e o melhor lugar para ficar em Malta, principalmente se você gosta de uma vida noturna animada. A cidade reúne bons restaurantes e cafés, bares e baladas animados, ruas charmosas, bela arquitetura, praia e serviços básicos como supermercados, caixas e agências de turismo.

A região mais badalada da cidade é Paceville, composta por 4 ruas super animadas com muitos bares e baladas. Então, se você quer se jogar ao máximo na agitação da cidade, prefira se hospedar próximo a Paceville.

A cidade tem boa cobertura de transporte público, possibilitando a locomoção entre os bairros e os pontos turísticos de Malta com mais facilidade. Além disso, ela possui uma grande variedade de hotéis.

Para quem quer curtir uma praia, St. Julian´s conta com uma pequena praia, que apesar de não ser a mais bonita de Malta, é bastante frequentada durante o verão.

O único ponto negativo de St. Julian´s é que a região pode ser animada demais para algumas pessoas, principalmente durante a noite. Então, se você gosta de um lugar mais tranquilo e silencioso para dormir, é melhor buscar um hotel com isolamento acústico ou se hospedar em Sliema, que fica próximo à St. Julian´s, mas é uma cidade mais tranquila.

Melhores hotéis para ficar em St. Julian´s, Malta:

  • Hyatt Regency Malta: hotel moderno com ótimos serviços e excelente localização no Centro de St. Julian’s, em Paceville.
  • Mercure St. Julian’s Malta: hotel com ótimas acomodações e serviço, boa localização e uma vista incrível para a Baía de Spinola.
  • The Westin Dragonara Resort: um resort moderno, elegante e com vista magnífica para o mar. Além da boa localização, ele tem uma infraestrutura completa com piscinas, praias privativas e restaurantes.
  • Hilton Malta: hotel 5 estrelas com infraestrutura completa e vista para o mar. Ele oferece bom serviço e acomodações amplas e luxuosas.
  • Antoniel Suites: hotel com boa localização, ambientes amplos e bem decorados com bom custo-benefício.

Confira mais hospedagens em St. Julian’s.

2. Sliema – equilíbrio perfeito entre turismo e tranquilidade

Baia de Sliema durante a noite, com as luzes da cidade refletindo no mar e iluminando os barcos ancorados, ao fundo os edifícios iluminados complementam a bela a paisagem.

Se você procura pelo equilíbrio perfeito entre um dia de turismo e uma noite tranquila, Sliema é uma excelente opção de onde ficar em Malta. Sliema é uma cidade costeira e turística, localizada entre Valletta e St. Julian´s, que conta com ótimos restaurantes, cafés, supermercados, agências de turismo e demais serviços básicos.

A cidade possui uma intensa atividade turística e comercial durante o dia, mas as noites são mais calmas, sendo perfeita para quem gosta de uma noite de sono tranquila e agradável.

Devido à sua localização, é bem fácil ir de Sliema até St. Julian´s ou Valletta. Então, se você quiser curtir uma vida noturna mais animada, basta ir até St. Julian´s de táxi ou até mesmo caminhando, dependendo de onde estiver hospedado. Se você planeja curtir um dia de turismo cultural em Valletta, também é muito simples ir até a cidade com transporte público ou táxi.

Sliema tem boa oferta de hospedagens, incluindo excelentes hotéis com SPA, como o 1926 Le Soleil Hotel & Spa. Nosso lugar preferido para ficar na cidade é a região de “Sliema beach”, que conta com uma variedade de restaurantes, bares e cafés, e possui hotéis incríveis com vista para o mar.

Melhores hotéis para ficar em Sliema, Malta:

  • 1926 Le Soleil Hotel & Spa: um hotel sofisticado à beira-mar com instalações modernas de spa e uma localização perfeita em Sliema, próxima de lojas, restaurantes e cafés.
  • Land’s End, Boutique Hotel: um charmoso hotel boutique com boa localização, que proporciona uma experiência íntima e personalizada, com vistas espetaculares para o mar e a cidade.
  • AX The Palace: um hotel 5 estrelas com boas instalações que conta com piscina de borda infinita, spa, restaurantes e uma bela vista para a cidade.
  • Mr Todd Hotel: um hotel com quartos e ambientes amplos, decoração clean e bom custo-benefício.

Confira mais hospedagens em Sliema.

3. Valletta – região mais histórica de Malta com variedade de hotéis de luxo

As casas e fortalezas muradas de Valletta, Malta, se erguem majestosamente, enquanto o azul sereno do mar se perde no horizonte distante.

Se você está em busca de uma cidade histórica repleta de passeios culturais, Valletta é uma excelente escolha de onde ficar em Malta. A pequena cidade, que também é a capital de Malta, é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial, sendo um dos principais destinos turísticos do país.

Além de linda, a cidade conta com uma bela arquitetura, muitos atrativos históricos e ruas charmosas para caminhar. Em Valletta, você vai encontrar ótimos cafés, bares, restaurantes e luxuosos hotéis.

Valletta também é uma cidade de fácil acesso, com uma excelente cobertura de transporte público, que liga a cidade de forma direta, a praticamente todas as outras cidades de Malta.

Se você curte uma vida noturna animada, esse não é o forte de Valletta. Toda a movimentação da região é durante o dia, devido às atividades comerciais e aos inúmeros turistas que a visitam. Durante a noite, as ruas ficam mais vazias e a maioria dos estabelecimentos fecha, sendo um lugar ideal para quem procura noites mais tranquilas.

Como a cidade não possui acesso direto à praia, se você planeja desfrutar do verão e das praias, pode ser mais adequado buscar hospedagem em outras áreas litorâneas de Malta. E apesar de Valletta não ser nossa opção preferida de onde ficar em Malta, devido à tranquilidade da vida noturna, amamos as excelentes opções de hotéis de luxo da cidade e seus atrativos culturais.

Melhores hotéis para ficar em Valletta, Malta:

  • The Embassy Valletta Hotel: localizado no coração da cidade, o hotel oferece ambiente elegante e moderno, terraço com piscina, vistas deslumbrantes e fácil acesso aos principais pontos turísticos.
  • Casa Ellul: um hotel boutique exclusivo situado num edifício vitoriano restaurado. Ele mistura charme histórico com design contemporâneo, oferecendo suítes luxuosas e um serviço personalizado ímpar.
  • Osborne Hotel: localizado na antiga muralha de Valletta, o hotel oferece boa infraestrutura com piscina, academia e restaurante, além de muito conforto e proximidade a atrações turísticas.
  • The Coleridge Boutique Hotel: localizado em uma rua tranquila de Valletta, o hotel boutique traz um luxo discreto com seu design requintado e personalizado, oferecendo uma estadia íntima com atenção aos detalhes de cada quarto.

Confira mais hospedagens em Valletta.

4. Mellieha – melhor opção para desfrutar das praias

Popeye Village em Mellieha, a melhor opção de cidade de praia onde ficar em Malta. As águas incrivelmente verdes são emolduradas pela silhueta dos barcos de pescadores, enquanto ao fundo, as rochas acompanham o curso do mar, destacando-se pelas pequenas e coloridas casas de madeira que pontuam a paisagem rochosa.

Se você deseja relaxar e curtir as praias do destino, Mellieha é um dos melhores lugares para ficar em Malta. A pequena cidade fica localizada ao norte de Malta, muito perto de algumas das melhores praias do país, como Golden Bay e Ghajn Tuffieha.

Além das lindas paisagens e praias, Mellieha oferece uma variedade de resorts, incluindo luxuosas hospedagens de frente para o mar. Para aqueles que estão com pouco orçamento, também há boas opções de hotéis econômicos e apartamentos disponíveis na cidade.

A vida noturna na cidade é muito tranquila, sem festas ou bares abertos até tarde, sendo um lugar ideal para quem deseja curtir a praia e as atividades aquáticas durante o dia e relaxar à noite. Além disso, a cidade tem boas opções de restaurantes, bares e cafés.

O ponto negativo de se hospedar em Mellieha é que a cidade não tem uma cobertura tão boa de transporte público e fica longe de outras regiões populares de Malta, como Valletta e St. Julian´s. Assim, ao ficar em Mellieha, o ideal é alugar um carro para explorar a ilha.

Melhores hotéis para em Mellieha, Malta:

  • Maritim Antonine Hotel & Spa: com boa localização, próximo a restaurantes e cafés, esse hotel oferece vistas panorâmicas e uma variedade de piscinas e restaurantes, sendo uma excelente opção de onde ficar em Malta.
  • Solana Hotel & Spa: localizado na região central de Mellieha, o hotel oferece ambientes amplos e bom atendimento com spa, piscina e vistas encantadoras.
  • Gest: uma excelente opção para quem procura um hotel bom e barato. Ele tem uma decoração simples e clean, com ambientes amplos e aconchegantes.
  • Clifftop Modern Apartment: para quem prefere se hospedar em apartamentos, essa é uma opção perfeita que acomoda até 6 pessoas, com boa localização e vista perfeita.

Confira mais hospedagens em Mellieha.

5. St. Paul’s Bay – região econômica e popular para famílias

St Paul’s Bay ao anoitecer, com os últimos raios do sol iluminando o mar e os pequenos barcos que estão ancorados. Ao lado esquerdo as luzes começam a se acender na orla que acompanha o mar.

A região conhecida como Baía de St. Paul’s, que inclui as cidades de Bugibba e Qawra, também é uma excelente opção de onde ficar em Malta. Ela está localizada ao norte da ilha de Malta e é bastante popular durante o verão, especialmente entre as famílias. A região é ideal para quem está viajando em família e procura uma cidade com hospedagens mais econômicas.

St. Paul’s Bay está próxima de algumas das melhores praias de Malta, como Mellieha, enquanto Bugibba possui uma pequena praia de areia artificial. Apesar de ser uma região costeira, em St. Paul’s Bay você não vai encontrar ótimas praias.

A região oferece uma variedade de hospedagens, com destaque para hotéis econômicos, apartamentos e poucas opções de hotéis 4 estrelas. No entanto, se você está em busca de hotéis e resorts luxuosos, St. Paul’s não vai atender às suas expectativas, já que a maioria dos alojamentos é simples.

Em termos de vida noturna, a região não é conhecida por suas festas animadas. Em vez disso, você encontrará uma variedade de restaurantes, cafés e alguns bares com uma vida noturna modesta, especialmente na área de Bugibba.

Essa não é nossa região de praias preferida de Malta, já que o local não conta com boas opções.

Melhores hotéis para ficar em St. Paul’s Bay, Malta:

  • Salini Resort: resort 4 estrelas localizado em um local tranquilo com vista para o Mar Mediterrâneo. Ele tem decoração elegante, ambientes sofisticados e comodidades, como piscinas, restaurantes, bar e academia.
  • Mayflower Hotel Malta: o hotel tem uma linda piscina de borda infinita com vista, academia e quartos amplos e bem iluminados.
  • Seaside Luxury Apartment: para quem procura um bom apartamento, essa é uma boa opção de onde ficar em Malta, pois acomoda até 3 pessoas e conta com um ambiente bem decorado, iluminado e moderno.

Confira mais hospedagens em St. Paul’s Bay.

6. Marsaskala – região tranquila com hotéis baratos

O mar azul de Marsaskala, em um dia de sol, com os barcos coloridos ancorados, ao fundo as casas e pequenos edifícios de tons claros compõem a paisagem.

Ainda não decidiu onde ficar em Malta? Para quem procura uma experiência local, Marsaskala é uma das vilas de pescadores mais populares e bonitas de Malta. Localizada no sul da Ilha de Malta e a 25 minutos de carro de Valletta, a pequena Marsaskala tem algumas praias de areia e rochas. Além disso, a charmosa cidade possui bons restaurantes, bares, cafés e até mesmo algumas baladas.

Apesar de ser uma cidade pequena, o local é consideravelmente animado, principalmente durante o verão, quando a cidade fica mais cheia de turistas, em especial os locais.

Como em outras partes da ilha, o transporte público em Marsaskala não tem uma cobertura tão boa, com ônibus diretos apenas para o aeroporto e para Valletta. Então, se você quer explorar outras partes da ilha, o ideal é alugar um carro.

Por ser uma cidade pequena, as opções de hotéis em Marsaskala são poucas com hospedagens simples, sendo mais comum a oferta de apartamentos e casas de temporada.

Melhores hotéis para ficar em Marsaskala, Malta:

  • Cerviola Hotel: um hotel simples e aconchegante, com quartos amplos, terraço com piscina e vista para a cidade.
  • TJ Boutique: hotel simples e aconchegante com bom atendimento e todas as comodidades básicas necessárias.
  • Modern Sea View Apartment: apartamento aconchegante, localizado próximo ao mar, que acomoda até 3 pessoas.

Confira mais hospedagens em Marsaskala.

7. Marsaxlokk – o pueblo mais tradicional e colorido de Malta

Cena movimentada à beira-mar em Marsaxlokk, em Malta, com os tradicionais barcos de pesca malteses coloridos, conhecidos como 'luzzus', flutuando nas águas azuis cristalinas. O fundo apresenta cafés ao ar livre movimentados com pessoas sob guarda-sóis brancos e arquitetura histórica, incluindo as icônicas torres da igreja.

Marsaxlokk é uma pequena vila de pescadores localizada ao sul de Malta, próximo a Marsaskala, conhecida por sua atmosfera vibrante e colorida. Se você visa explorar o lado mais tradicional do destino, esse é um dos melhores lugares para ficar em Malta.

O pequeno vilarejo de pescadores é famoso por seu mercado ao ar livre, onde se pode encontrar uma variedade de produtos locais, desde frutos do mar frescos até artesanato e lembranças. O local tem uma linda paisagem pitoresca, composta principalmente pelos tradicionais barcos de pesca da região, conhecidos como ‘luzzus’.

Assim como outros destinos de Malta, Marsaxlokk não possui boa cobertura de transporte público para outras regiões da ilha, contando com ônibus direto apenas para Valletta.

Com poucas ofertas de hotéis em Marsaxlokk, a maioria das hospedagens é simples e inclui pequenas pousadas e aluguéis de apartamentos. Portanto, se você procura hotéis e hospedagens mais sofisticadas, o ideal é escolher outra região da ilha para ficar.

Melhores hotéis para ficar em Marsaxlokk:

  • South Wind Guesthouse: localizada na região central de Marsaxlokk, a Guesthouse oferece acomodações amplas, aconchegantes e bem decoradas, além de uma linda vista para o mar e a cidade.

Confira mais hospedagens em Marsaxlokk.

8 – Gozo – tranquilidade e belas paisagens rústicas

A Basílica de Ta' Pinu, em Gozo, ergue-se majestosamente em meio às flores silvestres, com sua arquitetura ornamentada e torres sineiras gêmeas se estendendo em direção a um céu azul suave, emanando uma sensação de paz e grandiosidade espiritual.

Gozo é a segunda maior ilha do arquipélago e uma ótima opção de onde ficar em Malta, principalmente se você busca paz e tranquilidade em meio à natureza.

Com uma paisagem rústica, falésias imponentes, praias escondidas e rica história, Gozo oferece uma experiência mais relaxada e desacelerada do que a Ilha de Malta. A vida move-se num ritmo mais tranquilo, tornando-a ideal para passeios na natureza, caminhadas e mergulho em águas cristalinas.

As principais regiões para se hospedar em Gozo são: Victoria (a capital da ilha), Marsalforn (uma pequena vila de pescadores com atmosfera tranquila e águas cristalinas, localizada ao norte da ilha) e Xlendi Bay (uma vila tranquila e com belas paisagens naturais, localizada a sudoeste da ilha).

A ilha possui várias opções de acomodações, como charmosas casas de fazenda, hotéis de frente para a praia, até luxuosos hotéis boutique. Por isso, consideramos um dos melhores lugares para ficar em Malta.

Melhores hotéis para ficar em Gozo:

  • Murella Living: localizado em Marsalforn, uma pequena vila de pescadores, e apenas 100 metros do mar, esse hotel oferece acomodações espaçosas e uma decoração aconchegante inspirada na cultura local.
  • The Duke Boutique Hotel: localizado na região central de Victoria, a capital da ilha de Gozo, o hotel tem ambientes amplos e aconchegantes, bom serviço e uma vista incrível para a cidade.
  • Grand Hotel Gozo: localizado a apenas 400 metros do Porto Mgarr, o hotel oferece ambientes espaçosos e confortáveis, decoração clássica, piscina, restaurante e uma linda vista para o mediterrâneo.

Confira mais hospedagens em Gozo.

9 – Mdina e Rabat – cidades medievais calmas e cheias de história

Uma rua estreita e tranquila na antiga cidade murada de Mdina, Malta, caracterizada pelas suas paredes de calcário, portas em arco e varandas tradicionais maltesas com persianas de madeira fechadas. O encanto intemporal da cidade é realçado pelos tons quentes da pedra e pelo verde ocasional dos vasos de plantas.

Mdina é uma charmosa cidade histórica e a antiga capital de Malta. Ela leva seus visitantes a uma viagem no tempo, transportando-os para uma vila medieval da Idade Média. Conhecida como a “Cidade Silenciosa”, suas ruas estreitas e muros fortificados contam histórias dos séculos passados e encantam aos visitantes.

A vizinha de Mdina, Rabat, é uma cidade menos turística que complementa as paisagens e a história de Mdina com seus sítios arqueológicos e catacumbas. Juntas, Mdina e Rabat oferecem uma experiência cultural e histórica profunda, longe das multidões dos centros turísticos mais movimentados de Malta. Portanto, essa região é uma excelente opção de onde ficar em Malta, sendo ideal para os amantes de lugares calmos e história.

As ofertas de hotéis nessa região são baixas, mas você vai encontrar charmosos hotéis boutiques para uma estadia memorável e tranquila. Rabat tem uma oferta um pouco maior de hotéis, cafés e restaurantes. Por outro lado, Mdina possui hotéis mais sofisticados e luxuosos, sendo também um dos melhores lugares para ficar em Malta.

Melhores hotéis para ficar em Mdina e Rabat:

  • The Xara Palace Relais & Chateaux: localizado no coração de Mdina, esse hotel que fica em um palácio do XVII tem uma arquitetura impressionante e decoração clássica encantadora. Ele conta com bom atendimento, boa infraestrutura e vistas magníficas.
  • MYN in Rabat: hotel aconchegante e com bom custo-benefício, localizado no Centro de Rabat.

Confira mais hospedagens em Mdina e Rabat.

Gostou das nossas dicas de onde ficar em Malta? Veja também os melhores hotéis em Dublin, na Irlanda.

Leia a seguir: