O Passeio da Alta Montanha é um dos mais procurados em Mendoza, tanto no inverno quanto no verão, e a maioria das agências oferece ele, mas o valor varia um pouco em cada agência.
Na primeira vez que visitamos Mendoza, em 2018, queríamos muito fazer o Passeio da Alta Montanha, mas como ficamos poucos dias no destino escolhemos outros três passeios, que ao final um ainda foi cancelado.
Mas finalmente voltamos a Mendoza e ficamos um mês explorando esse destino, e entre muitas garrafas de vinhos fizemos alguns passeios na cidade, entre eles o da Alta Montanha, que vamos contar tudinho em detalhes nesse texto.
Veja também: Viagem para Mendoza – 20 dicas e curiosidades sobre o destino.
Sobre o Passeio da Alta Montanha
O passeio da Alta Montanha percorre a Ruta Nacional 7, conhecida também como Carretera Libertador San Martín. Essa estrada liga Mendoza a Santiago. Então, se você for de Mendoza para Santiago de ônibus também vai percorrer a Ruta Nacional 7.
A época da sua viagem para Mendoza vai influenciar muito no Passeio da Alta Montanha, pois as paisagens e até o roteiro podem mudar. E isso acontece, porque durante o inverno neva no destino (não no centro de Mendoza). Mas nas regiões próximas a Cordilheiras dos Andes sempre neva, mudando totalmente as paisagens. Nesse período as estações de esqui também começam a funcionar.
Por isso, o Passeio da Alta Montanha no inverno é especialmente para ver neve e curtir um pouco as montanhas totalmente nevadas. Inclusive, no local onde o passeio costuma parar tem estações de esqui, sendo uma boa opção para quem quer esquiar ou pelo menos apreender.
Já no verão, o passeio é exclusivo para apreciar as belas paisagens da Cordilheira dos Andes, que são belíssimas em qualquer estação. Durante essa estação, você vai visitar todas as atrações que estão inclusas no passeio. Já no inverno, o clima pode atrapalhar um pouco o seu passeio, já que são bem comuns as nevascas na região, e por isso, eles costumam alterar o roteiro.
Nosso passeio da Alta Montanha
Para quem está pensando em fazer o passeio da Alta Montanha se prepare, porque ele sai bem cedo do centro de Mendoza e é um tour que leva o dia inteiro, pois você vai praticamente na fronteira da Argentina com o Chile. Além disso, ele é um passeio onde você não fica muito tempo nas atrações, a parada mais longa é a do almoço.
E antes de começar a falar do nosso passeio, se liga nessa dica especial. Se você pretende fazer o Passeio da Alta Montanha se hospede no centro de Mendoza, pois nesse caso as agências vão te buscar no hotel.
Resolvemos nos hospedar em Luján de Cuyo, mas as agências não buscam na cidade. Então, tivemos que ir até à agência, no Centro de Mendoza, às 7:30 da manhã. E o pior foi que não conseguimos chamar Uber em Luján (não apareciam motoristas) e tivemos que ir de ônibus, sendo que o transfer para o passeio está incluso, se você tiver hospedado no Centro de Mendoza.
Então, ao escolher a sua hospedagem em Mendoza, prefira ficar no Centro. Assim, não precisa ir até à agência tão cedo, pois ela vai te buscar no hotel. Apesar do passeio começar às 7:30 da manhã (pelo menos eles saem da agência esse horário), ele demora um pouquinho para sair de Mendoza, porque a van ainda passa em vários hotéis para pegar os turistas.
No nosso passeio, assim que saímos de Mendoza, o guia começou a contar um pouco sobre a cidade e todos as atrações que estávamos passando. Confesso que a essa hora da manhã ainda estava dormindo e não prestei atenção, mas se você gosta de ficar por dentro da história do lugar, vale muito a pena ouvir com atenção.
Durante o nosso passeio, conhecemos 5 atrações de Medonza. E apesar de visitar lugares incríveis, não seguimos todo o roteiro do Passeio da Alta Montanha. Confira agora as atrações que conhecemos nesse passeio em Mendoza.
1. Represa Potrerillos
À medida que vai se afastando do Centro de Mendoza, as montanhas vão aparecendo e as paisagens mudando. Mas como estava amanhecendo bem tarde durante a nossa viagem, aproximadamente às 8:30, começamos a ver as paisagens um pouco mais tarde.
No Passeio da Alta Montanha você vai andar bastante de van, pois ele vai praticamente na fronteira da Argentina com o Chile, mas as paisagens pelo caminho são impressionantes.
Chegamos na primeira parada, a Represa Potrerillos, depois de aproximadamente 3 horas de estrada. Mas essa é uma paradinha bem rápida, somente para tirar fotos. Ficamos no local por apenas 10 minutos.
A Represa Potrerillos foi construída para conter o fluxo do Rio Mendoza e é um lugar belíssimo, queríamos mais tempo para explorar a atração. Esse lago artificial foi criado em 2001 e durante o verão é possível fazer algumas atividades aquáticas como rafting, kayak e windsurf.
No Passeio da Alta Montanha contemplamos a represa apenas por cima, ao lado da Ruta 7, mas se você puder ir por conta própria, super recomendamos conhecer melhor essa atração.
Veja também: Wine bike tour – conhecendo as vinícolas de bike.
2. Povoado de Uspallata
Depois de conhecer a Represa de Potrerillos, entramos na van novamente e seguimos pela Ruta Nacional 7 admirando as belas paisagens da região. O caminho segue passando por lugares impressionantes.
Seguimos por mais algum tempo até chegar ao povoado de Uspallata. Essa parada foi para tomar café e alugar os equipamentos de neve, pois fizemos o passeio durante o inverno. Ficamos no povoado por aproximadamente 1h 40 mim, mas todo esse tempo foi gasto na fila para alugar o equipamento.
Achamos essa parte do nosso passeio meio caótico, porque nem deu tempo de tomar café direito. Como ainda não tínhamos comido nada, fugimos um pouquinho da fila para tomar um café com medialunas, mas coisa bem rápida. E todo mundo que queria tomar café teve que fazer a mesma coisa, porque não sobrou tempo para o café.
O aluguel dos equipamentos não está incluso no valor do passeio. Pagamos 2.200 Pesos Argentinos (julho de 2022) por cada equipamento completo, aquela roupa para andar na neve tranquilamente. A parada no povoado foi somente para alugar equipamento.
3.Los Penitentes
Depois de alugar os equipamentos de neve, voltamos para van e seguimos para a próxima parada, Los Penitentes. No local, a van ficou parada na Ruta 7 e nós descemos para aproveitar um pouco a neve. O lugar que paramos não é uma estação de esqui, mas algumas agências levam até as estações, o que deixa o passeio mais interessante.
Se você quer ir em uma estação de esqui durante o inverno, pergunte na agência onde essa parada é feita. Outra opção bem interessante é alugar um carro para ir até às estações de esqui aproveitar o seu dia.
Essa parada foi para se divertir um pouco na neve, por isso é interessante alugar o equipamento certinho. E se você quiser, pode alugar até o equipamento para fazer esquibunda, que é bem legal. Ficamos no local por 40 minutos e depois retornamos para a van e seguimos para próxima parada.
4. Monte Aconcágua
Queríamos muito conhecer o Monte Aconcágua, que fica localizado em Las Heras, a 185 km de Mendoza. O monte é a montanha mais alta do hemisfério ocidental, por isso atrai muitos turistas. Mas o parque, onde fica o Monte Aconcágua ainda tem valores arqueológicos, pois o próprio morro do Aconcágua foi um lugar cerimonial dos Incas.
Apesar da expectativa para conhecer a atração, no passeio paramos apenas na beira da Ruta Nacional 7. Foi bem na beira da estrada mesmo e ficamos apenas alguns minutinhos para tirar fotos. Essa foi a parada mais breve que tivemos durante o passeio da alta Montanha.
5. Puente del Inca
Por fim, seguimos para a última parada do nosso passeio, a Puente del Inca. Essa é uma parada para conhecer a Puente del Inca e também almoçar, por isso é um pouco maior. Assim que paramos já seguimos para conhecer a atração e que lugar incrível.
A Puente del Inca fica sobre o Rio Cuevas e surpreende com sua beleza, ela tem 48 metros de comprimento e 28 de largura. Ela é constituída por uma camada de sedimentos coluviais cimentados por sais provenientes principalmente de depósitos de travertino, presente nas águas das nascentes termais.
Além da Puente del Inca, no local tem um pequeno povoado, um mercado e alguns estabelecimentos onde você vai encontrar algumas opções de comidas. A maioria das opções de comida que vimos no local foram lanches.
Depois dessa parada, voltamos para van e retornamos para o Centro de Mendoza. Chegamos a Mendoza por volta das 8 horas da noite. Então, esse é um passeio de dia inteiro e bem cansativo, pois ele tem várias paradas.
O Passeio da Alta Montanha vale a pena?
Se você vai viajar para Mendoza, o Passeio da Alta Montanha vale muito a pena, pois o tour é acompanhado de paisagens belíssimas. Mas tenha muita atenção ao escolher a agência para fazer esse passeio, pois o roteiro pode mudar bastante. E claro, o valor pago vai influenciar muito na sua experiência durante o passeio.
Apesar de ser um passeio bem interessante para fazer e que vale muito a pena, passamos por uma situação bem desconfortável durante a parada do almoço. O que influenciou para a gente não gostar do guia que nos acompanhou.
Na hora que paramos para almoçar, o guia nos indicou um estabelecimento que vendia algumas opções de lanches e bebidas. Resolvemos não comer, porque não queríamos lanche, já estávamos precisando de um prato de comida. Sabe quando bate aquela vontade de comer um prato de comida bem gostoso, que nenhum lanche satisfaz.
Mas mesmo assim, pedimos uma garrafinha de coca-cola e uma pessoa falou que era 200 Pesos Argentinos. Na hora de pagar outra pessoa do estabelecimento falou que era 300 Pesos e o guia, que estava do lado, simplesmente respondeu que o preço aumentou porque estávamos com a câmera, ou seja, porque éramos turistas. Enfim, não ficamos nem um pouco confortáveis com essa situação, pois era um lugar que o próprio guia indicou para comer.
Apesar de tudo, no passeio conhecemos paisagens e lugares incríveis, e claro, consideramos ele um dos melhores passeios de Mendoza. Então, se você vai viajar para Mendoza, não deixe de fazer esse passeio.
Dicas e informações para o seu passeio da Alta Montanha
E para você não errar na hora de contratar o Passeio da Alta Montanha, separamos algumas dicas imperdíveis:
- Tenha bastante atenção na hora de escolher a agência para contratar o passeio. É claro que não tem como adivinhar se vai acontecer alguma coisa diferente durante o passeio, como no nosso caso que mudaram o preço do refrigerante porque éramos turistas. Mas você pode ver todo o serviço que a agência oferece durante o passeio e qual o roteiro.
- Pagamos 4.400 Pesos Argentinos (julho de 2022) no passeio da Alta Montanha, mas lembre-se que os preços na Argentina são instáveis.
- Se hospede no centro de Mendoza, pois a agência busca e deixa na hospedagem.
- Leve alguns lanchinhos e água. No passeio tem a parada para o café da manhã e depois apenas para o almoço, aproximadamente às 4 horas da tarde.
- Se você vai viajar no inverno, lembre-se de usar roupas bem quentinhas, pois faz muito frio durante o passeio. Mesmo estando de segunda pele e casacos, sentimos um pouco de frio na parada da Represa de Potrerillos.
- Se você vai viajar no verão, o roteiro do passeio da alta montanha pode ser bem diferente do nosso.
- Quer organizar a sua viagem para Mendoza? Então contrate aqui o seu passeio da alta montanha.
Para sua viagem, confira também as nossas dicas de hotéis 5 estrelas em Mendoza, que são incríveis para ficar. Mas se você procura uma experiência diferente, veja as nossas dicas de hotel vinícola em Mendoza.
*Salve no Pinterest para ler depois
Para ler em seguida:
- Onde ficar em Mendoza na Argentina: melhores regiões e bairros.
- Mendoza além da vinícolas: passeio que vão muito além das tradicionais bodegas.
- Passeio pelas vinícolas de Mendoza: dicas, experiência e preços.