Recoleta é um dos bairros mais charmosos de Buenos Aires, na Argentina. Ele chama a atenção por suas ruas calmas e limpas, bem como atrações imperdíveis. Além disso, Recoleta tem uma vida noturna bem animada e concentra uma variedade de bares e restaurantes que encantam qualquer turista (veja o melhor da vida noturna em Buenos Aires).
Mas o bairro não é famoso somente por sua beleza. Além de lindo, o local concentra alguns dos principais pontos turísticos de Buenos Aires, bem como hotéis luxuosos e restaurantes que são referências para a gastronomia.
Curiosidade: Recoleta se tornou popular em 1871, quando famílias abandonaram a região de San Telmo fugindo de uma epidemia de febre-amarela. Mas hoje, o bairro é referência em cultura, lazer e gastronomia.
Veja também: 10 motivos para visitar Buenos Aires.
O que fazer em Recoleta, Buenos Aires
Como já falamos anteriormente, Recoleta é um bairro cheio de atrativos turísticos incríveis. Então, independente do seu gosto, você vai encontrar um passeio para fazer no bairro. E para te ajudar na hora de montar o roteiro de Buenos Aires, fizemos uma lista com 10 passeios imperdíveis para fazer em Recoleta.
Já visitamos Buenos Aires algumas vezes e durante uma dessas visitas, nos hospedamos em Recoleta para aproveitar ainda mais o bairro. Ficamos 7 dias em Recoleta, porque também queríamos se hospedar em outros bairros da Capital. E mesmo ficando tantos dias, eles não foram o suficiente, pois o bairro realmente tem muitas atrações interessantes. Aliás, nele também se concentram alguns dos melhores passeios de Buenos Aires.
Quer conferir todas as dicas da Capital Portenha? Então, veja o que fazer em Buenos Aires, um guia de viagem completo que fizemos depois de morar por dois meses na cidade.
Contrate aqui seu seguro viagem para Buenos Aires com nosso desconto especial de 15%.
1. Floralis Genérica
A Floralis Genérica é aquele ponto turístico que todo mundo que vai a Buenos Aires precisa visitar, seja a primeira vez na Capital Portenha ou não.
Localizada ao lado da Faculdade de Direito e próxima ao Museu Nacional de Belas Artes, a Floralis Genérica é uma escultura metálica gigante no formato de flor.
Mas o que torna esse monumento ainda mais incrível é o seu sistema que controla o movimento da flor. Assim, as pétalas se movimentam a depender do horário do dia e da luz solar.
Prefira visitar esse ponto turístico ao entardecer, quando a luz no local fica perfeita para as fotos.
2. Museu Nacional Belas Artes de Buenos Aires
O Museu Nacional Belas Artes é um dos museus mais importantes da América Latina e possui a maior coleção de arte nacional.
Desse modo, o acervo permanente do museu é riquíssimo e conta com obras de renomados artistas internacionais, como Goya, Rodin, Rembrandt, Rubens, Renoir, Cézanne, Picasso e Degas. Contudo, o Museu Nacional Belas Artes também conta com obras de importantes artistas argentinos.
3. Cemitério da Recoleta
Pode até soar estranho que um cemitério seja atração turística, mas ele ainda é um dos pontos turísticos de Buenos Aires mais visitados.
Portanto, o Cemitério da Recoleta tem grande valor arquitetônico e suas sepulturas são verdadeiras obras de arte. Aliás, o local se assemelha mais a uma cidade com moradias luxuosas, do que a um cemitério. O local ainda tem algumas histórias e lendas bem interessantes, você pode conferir elas no nosso texto do Cemitério da Recoleta aqui no site.
Além do seu valor artístico, o Cemitério da Recoleta é famoso por abrigar túmulos de importantes figuras da Argentina. Assim, figuras famosas como Eva Perón, Adolfo Bioy Casares e muitas outras estão sepultadas no Cemitério da Recoleta, em Buenos Aires. A entrada no ponto turístico era gratuita, mas a partir de 2022 ela custa AR$ 1.400.
4. Basílica Nuestra Señora del Pilar
A Basílica Nuestra Señora del Pilar, declarada Patrimônio Histórico Nacional, fica ao lado do Cemitério da Recoleta. Ela é considerada o segundo templo mais antigo de Buenos Aires.
A Basílica se destaca pela arquitetura colonial, pois preserva o seu estilo barroco original. E sua fachada tem um relógio de origem inglesa que foi construído em Londres, sendo o primeiro relógio nesse estilo em Buenos Aires. Mas a Basílica Nuestra Señora del Pilar também tem um interior lindíssimo com belas obras e pinturas.
5. Centro Cultural Recoleta
O Centro Cultural Recoleta é símbolo de arte e cultura na Argentina, e possui diversos ambientes destinados a apresentar várias expressões artísticas. Sem dúvida, esse é um espaço cheio de cultura e alegria para você se divertir em um passeio pelo bairro Recoleta.
O Centro Cultural é um espaço que agrada ao público de todas as idades, pois tem muitas atividades e exposições variadas.
O Centro Cultural promove várias exposições com pinturas, esculturas e outras obras de arte, mas ele ainda tem shows, oficinas e diversas atividades culturais.
6. Feira de Artesanato da Recoleta
A Feira de Artesanato da Recoleta é uma das maiores feiras de artesanato de Buenos Aires. Além de ser um ótimo lugar para apreciar um pouco da cultura local e conhecer os produtos artesanais de Buenos Aires, essa feira é ideal para comprar souvenir.
Além dos produtos oferecidos, os artistas locais também dão um show na feira apresentando suas danças, teatro, malabarismo e muitos outros talentos.
Mas se você gosta de feiras, conheça também a Feira de San Telmo em sua viagem a Buenos Aires.
7. Livraria El Ateneo
A Livraria El Ateneo é um dos pontos turísticos mais visitados no bairro Recoleta.
A atração funciona onde antigamente era um teatro. Assim, a livraria preserva toda a beleza e arquitetura do antigo teatro. Para os amantes de livros e de uma bela arquitetura, esse é um passeio imperdível para fazer em Recoleta, Buenos Aires.
Além da bela livraria, o local tem um café, mas ele é muito frequentado. No dia que conhecemos essa atração tinha até fila de espera, então optamos por ir em outro café do bairro.
E se você gosta de lugares com uma bela arquitetura, não deixe de fora do seu roteiro de Buenos Aires, o Teatro Colón e Catedral Metropolitana, dois pontos turísticos incríveis para visitar.
8. Faculdade de Direito de Buenos Aires
A Faculdade de Direito de Buenos Aires ou “Facultad de Derecho” é um edifício grandioso, localizado ao lado da Floralis Genérica. Desse modo, a atração se evidencia pela sua bela arquitetura.
É impossível passear pelo bairro Recoleta, sem se surpreender e parar para admirar a bela construção. Assim, o belíssimo edifício ganha destaque e atrai vários turistas por sua fachada composta por enormes colunas dóricas.
9. Biblioteca Nacional Mariano Moreno
Esse não é um dos pontos turísticos mais visitados de Recoleta, mas é um edifício único e de grande importância. Aliás, a Biblioteca Nacional Mariano Moreno é a maior biblioteca da Argentina.
O edifício moderno com uma arquitetura brutalista, compõe suas fachadas com formas geométricas em vidro e concreto aparente.
A biblioteca foi inaugurada no âmbito da Revolução de Maio, por Mariano Moreno. Mas hoje, ela reúne em suas coleções, documentos substanciais, manuscritos, livros, revistas, jornais, fotografias, mapas, gravuras, audiovisual e partituras musicais, sendo uma das maiores fontes bibliográficas da América.
10. Plaza Bartolomé Mitre e Plaza Francia
Sem dúvida, belas praças não faltam no bairro Recoleta, em Buenos Aires. Mas vamos dar destaque a Plaza Bartolomé Mitre e Plaza Francia, que são incrivelmente maravilhosas.
A Plaza Francia forma com sua vizinha Plaza Intendente Alvear, uma extensa área verde em Recoleta. Certamente caminhar por essas praças, admirando suas esculturas e jardins é uma atividade muito prazerosa para fazer no bairro.
Além de sua beleza, você ainda pode contemplar algumas atividades culturais que acontecem no local. Aliás, é na Praza Intendente Alvear que acontece a famosa Feira de Artesanato da Recoleta.
Já a Plaza Bartolomé Mitre, que fica próxima a Plaza Francia, recebe esse nome em homenagem ao militar e ex-Presidente da Argentina Bartolomé Mitre. Desse modo, o local é agraciado com uma escultura de Bartolomé Mitre em bronze. Essa é uma das praças mais charmosas e encantadoras de Recoleta. Com uma grande área gramada, árvores e caminhos lindíssimos, a praça encanta a qualquer pessoa.
Essas praças são muito utilizadas pelos portenhos para fazer piqueniques, atividades físicas, reunir com amigos ou apenas ficar ali tranquilo em um tarde de Buenos Aires. Inclusive, durante o verão, essas praças ficavam bem cheias.
Se você gosta de passeios ao ar livre, conheça 5 parques de Buenos Aires que são imperdíveis.
Dicas extras de passeios em Recoleta
Os apaixonados por praças e parques podem conhecer também o Parque Carlos Thays, que fica ao lado da Faculdade de Direito. O parque recebeu esse nome em homenagem ao paisagista Carlos Thays, que também projetou o Jardim Botânico, El Rosedal (em parte) e outras importantes áreas verdes de Buenos Aires.
E para os amantes de arte e decoração, o Museu de Arte Decorativa é uma ótima opção para incluir no roteiro de Recoleta. Assim, o museu, que fica em um edifício que lembra um palácio, expõe em seu acervo, móveis, pinturas, esculturas e muitos objetos decorativos de origem europeia e oriental.
O que fazer a noite em Recoleta
Recoleta é um bairro bem queridinho dos turistas e você vai encontrar muitas opções para curtir a vida noturna no local. Apesar de não ser tão badalado quanto Palermo, o bairro tem restaurantes, bares e baladas. Então não vão falar opções de o que fazer a noite em Recoleta.
Se você procura uma atração bem interessante no bairro, o Alvear Roof Bar é uma opção perfeita. O roaf bar localizado no terraço do luxuoso Hotel Alvear tem um cardápio amplo com opções para jantar, aperitivos e brunch. Mas em Recoleta você ainda pode ir ao Presidente Bar, eleito um dos 50 melhores bares do mundo em 2020, ele fica em um lindo edifício e conta com um ambiente elegante, aconchegante e uma linda decoração.
Para quem procura um barzinho descolado, o Burro Beer – Roti & Craft é uma opção perfeita. Ele tem um ambiente bem descontraído e oferece drinks e petiscos, mas a cozinha só fica aberta até as 12 hrs. O bar que fica localizado na rua Peña, 2831 fica aberto até as 4 horas e toca regaetton.
E se você quer um bom restaurante para aproveitar as noites em sua viagem, veja as nossas dicas de onde comer em Recoleta, que estão mais abaixo no texto.
Onde ficar em Recoleta, Buenos Aires
Você já viu que motivos não faltam para visitar o bairro Recoleta, em Buenos Aires. Além de ser um ótimo bairro para passear, Recoleta é um dos melhores bairros para se hospedar em Buenos Aires (veja onde ficar em Buenos Aires com dicas das melhores regiões e hotéis). Então, para quem procura um bairro calmo e sossegado, Recoleta é o lugar certo (mas se você gosta da agitação, recomendamos ficar em Palermo).
Ficamos por alguns dias hospedadas em Recoleta e achamos bem interessante, pudemos conhecer seus pontos turísticos a pé e ir em barzinhos e restaurantes bem perto da hospedagem. Esse ainda é um bairro bem queridinho dos turistas brasileiros, então é bem comum encontrar um brasileiro na rua, restaurante ou atrações.
Mas o melhor é que Recoleta fica próximo de outros bairros de Buenos Aires incríveis e cheio de atrações, como Palermo, Centro de Buenos Aires e até San Telmo .
O bairro Recoleta tem alguns dos melhores hotéis de Buenos Aires e está em uma ótima localização, mas os preços não são tão atraentes. Então, se você está em uma viagem mais econômica, pode encontrar hospedagens mais baratas no Centro de Buenos Aires e San Telmo.
Hotéis no bairro Recoleta em Buenos Aires
Está animado para se hospedar no bairro Recoleta, em Buenos Aires, para melhor aproveitar as suas atrações? Se você não dispensa ficar em um ótimo hotel durante a viagem, separamos alguns dos melhores de Recoleta. Mas se você preferir também pode conferir as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires com opções incríveis e em diversos bairros do destino.
Alvear Palace Hotel
Como o próprio nome diz, o hotel é um verdadeiro palácio. Assim, o luxuoso hotel fica em uma excelente localização, a aproximadamente 7 minutos a pé do Cemitério de Recoleta. Mas o hotel 5 estrelas oferece acomodações decoradas em estilo francês e várias comodidades como SPA, sauna e tratamentos corporais. (ver mais ).
Mio Buenos Aires
O Mio Buenos Aires também fica em uma ótima localização em Recoleta, a aproximadamente 6 minutos do Cemitério da Recoleta e outros pontos turísticos. Desse modo, o hotel possui uma decoração elegante com móveis de carvalho e oferece comodidades como SPA, academia, sauna e outros serviços. (ver mais).
Optimus BA
Esse hotel é charmoso e com uma decoração bem alegre. Ele fica a 4 minutos a pé da Faculdade de Medicina, em uma localização bem estratégica para acessar os bairros próximos de transporte público. Mas por ter um bom custo/benefício, essa é uma hospedagem bem disputada no Booking. (ver mais).
Hostel em Recoleta, Buenos Aires
E para quem quer economizar ou é aquele viajante que ama curtir a vibe dos hostels, separamos uma opção incrível para ficar em Recoleta. O Voyage Recoleta Hostel fica em um prédio bem ao estilo francês e sua localização é excelente. Assim, o hostel oferece diárias em quartos privativos e compartilhados. Além de ter um bar e oferecer café da manhã, no hostel é possível alugar bicicleta.
Onde comer em Recoleta, Buenos Aires
O bairro Recoleta, em Buenos Aires, também é conhecido por sua ótima gastronomia. Assim, no local concentram alguns dos melhores e mais conceituados restaurantes de Buenos Aires, sendo um ótimo lugar para ter experiências gastronômicas maravilhosas.
Além dos renomados estabelecimentos, o bairro tem bons cafés e restaurantes poucos conhecidos, mas que possuem um cardápio incrível. Aliás, também conhecemos algumas lojas que vendem empanadas, que são simplesmente maravilhosas.
Então, confira as nossas dicas de onde comer em Recoleta. Separamos restaurantes, bares, cafés e outros estabelecimentos para você aproveitar o bairro ao máximo. E como falamos anteriormente, mesmo ficando por 7 dias hospedadas no bairro não conseguimos conhecer todos os restaurantes que queríamos, pois ele tem muitas opções incríveis.
Geralmente os restaurantes próximos ao Cemitério da Recoleta e da Basílica Nuestra Señora del Pilar tendem a ser mais caros. Então se quiser economizar, aconselhamos procurar os restaurantes mais afastados dessa concentração turística.
Dicas de onde comer em Recoleta:
- Restaurante Fervor: um bom restaurante com um delicioso churrasco argentino e opções de frutos do mar.
- El Sanjuanino: outro restaurante bem requisitado no bairro. Ele serve comidas típicas da Argentina, mas as empanadas são as estrelas do cardápio.
- Restaurante Oviedo: considerado um dos melhores de Buenos Aires, ele tem um ambiente aconchegante e refinado com várias opções em seu cardápio, que vão desde comida Argentina, Mediterrânea, Espanhola, até frutos do mar. Mas seu reconhecimento vem dos frutos do mar e sua excelente carta de vinhos.
- Freddo: apesar de ter várias filiais espalhadas por Buenos Aires, essa é a Freddo mais antiga. Aliás, o sorvete de doce de leite é o mais requisitado do local.
- La Cocina: a pequena e antiga loja só vende empanadas, mas elas são realmente deliciosas. Normalmente os moradores compram as empanadas e levam para casa, porque o estabecimento é bem pequeno. Não deixe de experimentar o sabor pikachu, pois é maravilhoso.
- Cervejaria Figueroa: ama uma boa cervejinha? A Cervejaria Figueroa foi uma agradável descoberta no bairro. Com ambiente bem agradável, ela tem hambúrgueres maravilhosos e outras delícias no cardápio. Ah, provamos a margarita e foi uma das melhores que já bebemos.
- Rincón Norteño: outro lugar que vende empanadas perfeitas. Como estávamos hospedadas bem perto do local, fomos lá duas vezes comprar empanadas. A loja também vende pizza, mas tudo é para levar, ela não tem lugares para sentar. Você vai encontrar várias filiais da loja em Buenos Aires.
- Martinez: é um café com várias filiais em Buenos Aires. Conhecemos a loja de Recoleta e ele tem deliciosas opções no cardápio. Por isso, entrou para a nossa lista de melhores cafés de Buenos Aires.
Mapa: passeios para fazer na Recoleta em Buenos Aires
*Salve no Pinterest para ler depois